Quem escuta música gasta 60 calorias a mais no dia, diz estudo

Curtir a sua melodia preferida pode fazer com que você fique mais animada, ativa e ainda queime mais calorias. Não é ótimo?

E se a gente dissesse que um simples hábito pode fazer com que você fique mais inspirada, animada e entusiasmada com a vida? A boa notícia é que você, provavelmente, repete essa atitude algumas vezes ao dia: escutar música. Sim, ela é um poderoso remédio, de acordo com uma pesquisa feita pelas empresas Sonos e Apple Music.

O estudo fez um levantamento com 30 mil voluntários em todo o mundo. Resultado: metade dos participantes acreditava que a música não tem nenhum efeito sobre suas vidas. (Claramente, essas pessoas nunca praticaram corrida em silêncio!). Para testar a afirmação, os pesquisadores acompanharam 30 famílias de diferentes países para ver (e comprovar) como a música influencia na rotina familiar.

Durante uma semana, as famílias não foram autorizadas a escutar nenhum tipo de música. Assim, os pesquisadores conseguiram obter informações sobre atividades diárias e sentimentos. Na semana seguinte, eles foram incentivados a soltar o som com frequência. A única exigência? Eles tinham que estar com o volume alto. Os fones de ouvido não foram autorizados na experiência para potencializar o aspecto social da experiência.

Ao final, os resultados foram positivos para a saúde mental, uma vez que os participantes relataram um aumento de 25% na sensação de felicidade e uma diminuição de 15% na preocupação e no stress. Para os pesquisadores, o crédito vai para a capacidade de a música aumentar os níveis de serotonina, o “hormônio da felicidade”, no cérebro. E mais: eles também descobriram que o hábito também ajuda a saúde física.

“A pesquisa indicou que as pessoas ficaram mais ativas [em casa] durante a semana com música”, escreveram os autores do estudo. “Vimos que o número de passos dados aumentou em 2%, e a quantidade de calorias queimadas subiu em 3%”.

Os 3% citados acima, represam cerca de 60 calorias extras por dia, em uma dieta de 2.000 calorias. Pode não ser muito, mas é uma maneira divertida e fácil de relaxar e exterminar os quilinhos a mais. Cada pequena ajuda conta. Inclusive, se você quiser turbinar o seu treino, nós temos uma playlist ótima.

Comentários
Deixe um comentário

Olá, ( log out )

* A Abril não detém qualquer responsabilidade sobre os comentários postados abaixo, sendo certo que tais comentários não representam a opinião da Abril. Referidos comentários são de integral e exclusiva responsabilidade dos usuários que escreveram os respectivos comentários.

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s