QZone: novo treino em circuito queima calorias por até 36 horas

Academia de luxo Les Cinq Gym lança aula que mistura remo, esteira e funcional e seca cerca de 2 kg por semana

E se eu falasse que você pode treinar por uma hora e continuar gastando calorias por até 36 horas? O segredo: colocar muita intensidade nos exercícios para que os batimentos do coração cheguem a 80% da sua frequência cardíaca máxima (o cálculo geral para a FCmáx é 220 – sua idade). “Assim, nosso corpo sofre o efeito Epoc [quando consumimos muito oxigênio], obrigando o metabolismo a permanecer acelerado por muitas horas até se recuperar”, explica Rodrigo Sangion, proprietário da Les Cinq Gym, academia de luxo de São Paulo.

É exatamente esse o objetivo do QZone, novo treinamento que acabou de ser lançado pela própria Les Cinq Gym. Com uma faixa de frequencímetro no peito, o professor e as alunas monitoram os batimentos cardíacos pela televisão (sua cor fica verde quando você está no ritmo ideal) enquanto passam por quatro estações: esteira, remo ergométrico, pliometria e funcional. Se o número que estiver no visor cair (o que significa que seu gás diminuiu), basta colocar mais esforço. “Gastamos até mil calorias em um período de 36 horas, o que gera uma perda de 1,3 a 2,2 kg por semana, se a frequência for diária”, garante Rodrigo.

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BOA FORMA testou a novidade

“Foram 403 calorias mandadas embora em 24 minutos (fiz uma versão mais curta para o lançamento). Em cada estação, permaneci por 6 minutos executando estímulos diferentes [abaixo, descrevo o treino de que participei] – sem tempo para descanso!

Ao final, estava com o top encharcado e a sensação de que poderia comer um cheesebuguer sem peso na consciência. [risos] As luzes do ambiente escuro (idealizadas pelo MoMa, Museu de Arte Moderna de Nova York) e a música alta dão um incentivo a mais para você não desistir. Mas, claro, quando precisei tomar fôlego, diminuí um pouquinho o ritmo, só que sempre mantendo a zona verde, próxima aos 80% da minha FCmáx.” – Daniela Bernardi, editora de fitness

Estações:

Pliometria – 1 minuto saltando na caixa + 1 minuto pulando corda

Funcional – bíceps, flexão de braço, desenvolvimento de ombros, abdominal, tríceps e remada no TRX (séries de 6, 8, 10 e 6 repetições)

Esteira – 1 minuto confortável + 1 minuto desconforto leve + 2 minuto intenso + 1 minuto confortável + 30’ desconforto leve + 30’ intenso

Remo – 300 metros + 10 agachamentos + 150 metros + 15 agachamentos + 100 metros + 20 agachamentos

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