Testados e aprovados: novos treinos de alto impacto e eficiência

BOA FORMA e VIP testaram novos treinos da Bio Ritmo que aliam menor duração e resultados mais eficazes para uma saúde ainda melhor

Nunca se falou tanto sobre como adotar um estilo de vida mais equilibrado pode prolongar nossas vidas e nos dar combustível para enfrentar a rotina. Mas, não são raras as vezes em que ela, cada vez mais corrida, tem feito com que deixemos bons hábitos pausados. “Academia, então?” Muitos dizem ser impossível manter a regularidade.

É por isso que novos estilos de treino têm conquistado adeptos aos montes nos últimos anos. Mais eficazes, eles combinam alta intensidade e alto gasto calórico em um curto espaço de tempo. Além de, claro, combinações de exercícios inovadores, equipamentos mais modernos e professores que motivam os alunos a saírem da monotonia dos treinos clássicos.

Pensando nisso, a Bio Ritmo trouxe ao Brasil um conceito chamado Shopping de Academias. A ideia é reunir pequenos estúdios (microgyms) com treinos diferentes dentro de uma única unidade. Cada academia oferece um novo estilo para um grupo reduzido de alunos por vez, que podem intercalar também outras modalidades de acordo com seu gosto.

Esse conceito já faz parte da unidade no Morumbi Town Shopping e se expandirá para toda a rede ao longo do ano. E o melhor, sem que os alunos precisem pagar nada a mais por isso. Cada centro contará com um mix de microgyms com treinos exclusivos. Dois deles foram testados por leitores da Boa Forma e da VIP no projeto #SeisMesesEmForma.

“É como se os estúdios fossem lojas, você faz o seu treino no estúdio, com uma galera que tem o mesmo estilo que você”, comenta Daniela Bernardi, editora de fitness da Boa Forma, que acompanhou as leitoras da revista neste Facebook Live sobre o projeto.

Como funciona?

Race Bootcamp

Race: Funcional, musculação e cardio em uma sala com climatização especial (Bio Ritmo/Divulgação)

Race Bootcamp une treino funcional e musculação com tiros de corrida, em uma sala de luz vermelha climatizada em uma temperatura ideal para acelerar seu ritmo. Nesse estúdio os alunos fazem um circuito que dura de 45 a 60 minutos, gastando entre 6 e 8 minutos em cada exercício. A média é de 600 calorias queimadas durante o treino e, graças à elevação da taxa metabólica, os efeitos do treino continuam mesmo ao longo do dia.

“A sala não tem um ar condicionado muito forte para que as pessoas possam aquecer o corpo mais rápido. Até os BPMs (batidas por minuto) da música têm um estudo por trás. Estamos o tempo exato para cada exercício que você faz, assim como fizemos com a iluminação”, explica Rhelden Spirandelli, um dos coaches motivacionais do projeto #SeisMesesEmForma.

Burn Hiit Zone No Burn, os alunos se alternam em quatro estações, que contam com air bike, remo, halteres e step deck

Já o Burn HIIT Zone é ainda mais focado na perda de peso. O estúdio oferece um treinamento intervalado de alta intensidade, substituindo as longas horas de treino por aulas curtas, que também mantém o gasto calórico elevado por mais tempo. Nessa opção, os alunos se alternam em quatro estações, que contam com air bike, remo, halteres e step deck, por 30 minutos.

Leitora da Boa Forma, Ana Luísa Folini, de 25 anos, participou do projeto e eliminou 10 kg. Já Maurício Ferreira, de 35 anos, deixou 20 kg para trás, além de melhorar os níveis de colesterol e triglicérides.

“As pessoas reclamam da falta de tempo, mas você pode fazer um treino de meia hora. Também não precisa ser todos os dias, porque o seu corpo precisa de descanso”, comentou Diego Bellotti, da Bio Ritmo, também no Live!.

Para resultados tão positivos os participantes contaram ainda com a orientação nutricional de Fúlvia Gomes Hazarabedian, coordenadora do serviço BioNutri, oferecido aos alunos da rede.

“A dieta tem que funcionar no dia a dia. Precisamos relacionar com a rotina, com as preferências de cada um. A gente avalia as necessidades e desenha o que a pessoa consegue fazer. Durante o projeto, tudo foi negociado, programado em etapas e também voltada aos treinos”, explica a especialista.

Gostou dos resultados? Quer saber qual dos treinos mais combina com você e os seus objetivos? Então faça nosso teste já e descubra.

#SeisMesesEmForma em 3 minutos