Treino funcional de 5 minutos para perder 5kg

Essa sequência vai acabar antes mesmo da segunda música no seu iPod!

A regra do menos é mais também vale no mundo fitness. “Há algumas décadas, tínhamos a visão de que para emagrecer era preciso fazer aeróbico durante um longo período. Hoje,  sabemos que exercícios vigorosos rápidos podem ser mais eficientes”, afirma Jomar Souza, diretor da Sociedade Brasileira de Medicina do Exercício e do Esporte (SBMEE). Não acredita? O pesquisador japonês Izumi Tabata comprovou, no final dos anos 1990, que as enzimas de queima de gordura são ativadas após quatro minutos de ginástica.

Se você for até a sua intensidade máxima, o metabolismo seguirá acelerado durante todo o dia, mesmo em repouso. “Para isso, o ritmo deve ser bem forte. Você tem que ficar tão ofegante a ponto de não conseguir falar uma palavra sequer”, diz o educador físico Vinícius Possebon, de Caxias do Sul (RS), criador do programa Queima de 48 horas.

E, quanto mais grupos musculares forem recrutados, por mais tempo o corpo vai trabalhar para repor o gasto. “Após o HIIT, o metabolismo otimiza o uso de gordura como fonte de energia. É um modo inteligente de preservar a proteína dos músculos e o carboidrato estocado”, diz Souza. Ou seja, o segredo não está nas calorias gastas durante a atividade física, mas no combustível usado no dia a dia.

A cada semana, mude para o próximo circuito, que deve ser feito cinco vezes por semana (as iniciantes executam apenas três vezes). Para otimizar os resultados e só se você tiver preparo físico para isso, repita a sequência três vezes ao dia. Cada circuito tem de dois ou três exercícios de alta intensidade e um movimento de repouso ativo (R.A.) – é para pegar mais leve nesse último. Realize a sequência cinco vezes para completar cinco minutos.

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