Vai começar a correr? Aprenda a escolher seus itens de vestuário

Treinar com a roupa fitness certa vai muito além de uma questão fashion! As peças esportivas têm grande influencia no seu desempenho e bem-estar

Você já tem o ok do médico para começar a correr, a motivação para sair do sedentarismo está lá em cima e até se imagina conquistando sua primeira medalha. Mas antes de se jogar na pista, é preciso reservar algum tempo para escolher os companheiros que não vão desgrudar de você: suas roupas fitness e seus tênis.

Conversamos com a endocrinologista Giulianna Pansera, apaixonada por corrida e maratonista há dois anos, para saber quais dicas ela considera essenciais para quem quer se iniciar no esporte. Siga à risca!

Acerte no calçado
“Escolher um bom par de tênis é fundamental. Isso irá diminuir as chances de se machucar (desde uma pequena bolha no pé até algumas lesões graves nas articulações) e fazer um esforço desnecessário. Não se engane: nada de comprar o calçado pela beleza ou preço. A escolha do tênis é algo pessoal e vai depender de alguns fatores, como por exemplo, seu peso, a forma como você pisa, sua experiência na corrida (se aterrissa mais com o calcanhar ou com a ponta dos pés), se vai encarar curtas distâncias ou longas… Ou seja, cada pessoa terá um par ideal para si! Por essa razão, recorra a especialistas em produtos esportivos para encontrar o seu.”

Leia mais: 5 testes para não errar na compra da sua roupa de ginástica

De olho na meia
“Há muitas marcas com modelos de meias específicos para corrida. Se você irá se tornar uma praticante frequente, é importante ter, ao menos, três pares dessas na gaveta. Por quê? Diferentemente das meias comuns, as esportivas possuem reforços em áreas estratégicas para evitar o excesso de atrito e a formação de bolhas. Mais: as peças específicas para corrida também são feitas de tecido que permite rápida secagem do suor (seus pés não ficam molhados durante a corrida) e a parte de trás é um pouquinho mais alta, impedindo que o movimento faça a meia deslizar para dentro do tênis.”

Roupa ideal
“Opte por camisetas, shorts e leggings de tecidos flexíveis e leves, pois, durante a corrida, você precisará de liberdade de movimento e peças que permitam que o suor evapore. Preste atenção também nas costuras (que devem ser o mais suaves possíveis): é muito comum que o atrito da roupa em algumas regiões como mamilo, axila, parte interna das coxas cause assaduras. Outro item muito importante é a escolha do top, que deve acomodar completamente os seios e sustentá-los na medida (sem apertar nem sobrar tecido).”

Comentários
Deixe uma resposta

Olá, ( log out )

* A Abril não detém qualquer responsabilidade sobre os comentários postados abaixo, sendo certo que tais comentários não representam a opinião da Abril. Referidos comentários são de integral e exclusiva responsabilidade dos usuários que escreveram os respectivos comentários.

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s