5 atitudes tão importantes para a saúde quanto a boa alimentação

Ter noites de sono de qualidade, mastigar bastante os alimentos e até respirar de maneira controlada são essenciais para a manutenção do bem-estar

Seguir uma alimentação equilibrada (com muitos produtos in natura ou minimamente processados) em todas as refeições e evitar os industrializados são os dois dos mandamentos mais importantes que a nutricionista Gisela Savioli levanta no livro Desafio do Bem – 30 Dias (Edições Loyola, R$ 36, 152 páginas). “De acordo com diversos artigos científicos já publicados, todo alimento “in natura” é uma ‘farmácia’ em termos de nutrientes e compostos bioativos. Quando associamos esses alimentos criamos a chamada sinergia”, explica a especialista.

Mas não só de um prato bem colorido se faz um organismo saudável! Na publicação recém-lançada, a nutricionista clínica especializada em Saúde da Mulher no Climatério aponta outros cinco hábitos que não são considerados nutrientes, mas contam para seu corpo como se fossem (já que proporcionam muitos benefícios). Confira quais são as atitudes espertas que você deve adotar desde já:

Dormir bem

Os especialistas são unânimes: o descanso está sendo considerado como um importante nutriente para o corpo. “Quando dormimos, nosso organismo tem a oportunidade de reparar danos ocorridos durante o dia, além de produzir hormônios importantes que, inclusive, nos fazem emagrecer”, fala Gisela.

Leia também: Dormir apenas seis horas por noite é tão ruim quanto não dormir nada, diz estudo

Respirar de forma controlada

Muitas vezes em que estamos com o sistema nervoso desequilibrado, a respiração correta é capaz de reverter a situação. “Minhas sugestão é repetir quadro vezes seguidas o seguinte: inspirar em quatro tempos, segurar a respiração por sete segundos, e expirar em oito tempos”, fala Gisele. A especialista garante que você será invadida por uma calma incrível!

Mastigar com calma

O desafio é grande: mastigar 30 vezes qualquer alimento antes de engolir. Precisamos disso para produzir saliva, que contém a primeira linha de defesa do nosso organismo e é uma promotora de crescimento para as células do seu intestino. “Mastigar bem é sinônimo de uma parede intestinal saudável”, comenta a nutricionista.

Andar mais

A Organização Mundial da Saúde (OMS) preconiza dar pelo menos 10 mil passos por dia, como hábito de higiene. “Caminhar é uma limpeza de dentro para fora. Você não imagina quantas substâncias do bem seu corpo produz enquanto andamos”, fala Gisele. Para saber se você está no caminho certo, use um podômetro (contador de passos), de preferência.

Veja também: 7 razões pelas quais a sua caminhada não está fazendo você emagrecer

Hidratar-se

A conta dos dois litros de água por dia continua valendo. “Um deles deveria vir da água de boa qualidade e, o restante, dos alimentos, como os de origem vegetal”, fala a especialista. Só um cuidado: não tente chegar na sua conta bebendo durante as refeições, para não atrapalhar a digestão. “Sempre recomendo tentar tomar pelo menos três copos de água no período da manhã.”

 

Comentários
Deixe uma resposta

Olá, ( log out )

* A Abril não detém qualquer responsabilidade sobre os comentários postados abaixo, sendo certo que tais comentários não representam a opinião da Abril. Referidos comentários são de integral e exclusiva responsabilidade dos usuários que escreveram os respectivos comentários.

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s