5 situações que fazem sua menstruação atrasar

De stress a uma rotina de treino muito intensa: descubra quais problemas do dia a dia podem desregular seu ciclo

Passar por episódios de stress

Vivenciar um momento de muita tensão é capaz de desregular seu mecanismo interno. E não estamos falando do perrengue de pegar trânsito todas as manhãs ou da pressão do dia a dia que você sofre no trabalho, mas de situações mais sérias, como a perda de um membro da família, um divórcio ou o aparecimento de uma doença grave. É que em circunstâncias como essas, seu corpo e cérebro interrompem a produção de hormônios relacionados à ovulação por entender que o ambiente é ameaçador demais para uma criança.

Fazer muito exercício

Você sabia que seu corpo precisa de gordura para ovular? Então, se anda fazendo hora extra na academia para tostar até o último grama de gordura, repense sua atitude. Caso contrário, sua menstruação pode acabar dando as caras apenas algumas vezes no ano ou sendo interrompida por completo.

Leia mais: Meu ciclo menstrual pode influenciar no meu treino?

Consumir álcool com frequência

Não é preciso beber até cair para sentir os efeitos negativos do álcool. De acordo com o National Institute on Alcohol Abuse and Alcoholism, até mesmo uma quantidade de bebida alcoólica que não é suficiente para causar dano ao fígado já é capaz de desencadear irregularidades no ciclo menstrual. Isso porque o álcool altera os níveis de estrogênio e testosterona, hormônios essenciais para a ovulação.

Ganhar peso

Se os ponteiros da balança subirem rápido demais – uns 20 quilos em apenas alguns meses, por exemplo –, seus hormônios vão ficar uma bagunça só. Aí, é muito provável que seus ovários passem a produzir testosterona, fazendo com que você tenha ciclos muito longos ou espaçados.

Leia mais: Chorar alivia o estresse e evita ganho de peso, diz estudo

Ter horários de trabalho irregulares

Um estudo publicado no periódico americano Epidemiology descobriu que mulheres com um horário de trabalho irregular têm um risco 23% maior de ter uma oscilação do ciclo. A explicação para isso seria que os turnos aleatórios mexem com o ritmo circadiano do organismo, responsável por controlar uma série de funções corporais, inclusive a menstruação.

Newsletter Conteúdo exclusivo para você
E-mail inválido warning
doneCadastro realizado com sucesso!
Comentários
Deixe um comentário

Olá, ( log out )

* A Abril não detém qualquer responsabilidade sobre os comentários postados abaixo, sendo certo que tais comentários não representam a opinião da Abril. Referidos comentários são de integral e exclusiva responsabilidade dos usuários que escreveram os respectivos comentários.

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s