68% das mulheres nunca praticaram esporte, diz pesquisa do IBGE

Levantamento nacional feito em 2015 mostra que o Brasil ainda tem muito a avançar no combate ao sedentarismo

A realidade é triste: entre os meses de setembro de 2014 e de 2015, 123 milhões de homens e mulheres brasileiros não levantaram do sofá para fazer uma caminhada, jogar bola ou praticar uma luta. Isso representa quase 60% do total de pessoas que vivem no país. E a situação piora: 91,3 milhões alegaram nunca ter praticado esportes. Entre a mulherada, dois terços (68%) assumiram fazer parte dessa turma. Chocante, né?

Os dados são da Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios (Pnad) de 2015, realizada pelo IBGE. Nesta quarta-feira (17), foi divulgada uma nova parte do levantamento, o suplemento Práticas de Esporte e Atividade Física, feito em parceria com o Ministério do Esporte. O estudo analisou a prática de esportes e atividades físicas por pessoas de 15 anos ou mais no Brasil todo.

Leia mais: Exercitar-se só no fim de semana é (bem) melhor que ficar parado

A principal razão para não levar uma vida ativa? A falta de tempo. Entre os adolescentes de 15 a 17 anos, os sedentários alegaram não gostar ou ter vontade de se exercitar.

O lado bom

A pesquisa não traz só notícias ruins. Ela mostra que, no período avaliado, 61,3 milhões de pessoas com 15 anos ou mais fizeram algum tipo de exercício. Desses, 46% são mulheres e 54% são homens. Quando se trata de esportes como futebol, ginástica artística e vôlei, a maioria declarou que essas modalidades ajudam a relaxar e se divertir; já atividades como caminhada, musculação e corrida trazem qualidade de vida e bem-estar a quem as pratica.

Leia mais: 12 motivos para fazer musculação para o resto de sua vida

As favoritas
O futebol é a modalidade esportiva mais popular Brasil, com 15,3 milhões de praticantes. Em segundo lugar está a caminhada, com 9,5 milhões de adeptos.

Analisando as preferências entre os sexos, 95% dos que jogam futebol são homens. Entre eles, fazem sucesso também o ciclismo, as lutas e as artes marciais e o atletismo. Quando se trata das mulheres, 85% fazem balé ou algum outro tipo de dança; 80,5% praticam ginástica rítmica ou artística e 65% caminham.

Leia mais: Dona de casa emagrece 42 kg em cinco meses só com caminhada

A frequência com que homens e mulheres fazem esportes é outro ponto que chama atenção: eles costumam praticar a modalidade favorita uma vez por semana; elas, quatro vezes no mesmo período!

Papel do Estado
Para 118,6 milhões (73,3% das pessoas de 15 anos ou mais) o poder público deveria investir mais em esporte ou atividades físicas. Já 23,8 milhões (14,7%) acreditam que a prioridade do governo deve ser a área da saúde, de segurança ou educação.

 

Comentários
Deixe um comentário

Olá, ( log out )

* A Abril não detém qualquer responsabilidade sobre os comentários postados abaixo, sendo certo que tais comentários não representam a opinião da Abril. Referidos comentários são de integral e exclusiva responsabilidade dos usuários que escreveram os respectivos comentários.

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s