Beba café para prevenir Alzheimer, propõe estudo

Pesquisa portuguesa sugere que o consumo diário de 3 a 5 xícaras da bebida reduz a probabilidade de desenvolver demências na terceira idade

Nos últimos tempos, a ciência tem se debruçado sobre os efeitos do café no nosso corpo. E, olha, as notícias são boas: a bebida já foi associada à prevenção de vários tipos de câncer, à proteção contra males cardiovasculares e até ao aumento da expectativa de vida. O achado mais recente diz respeito à redução do risco de desenvolver doenças neurodegenerativas, como Alzheimer e Parkinson.

Cientistas portugueses concluíram que o consumo moderado de café (de 3 a 5 xícaras por dia) está relacionado à redução do declínio cognitivo, processo pelo qual se caracterizam as demências. A evidência foi apresentada em outubro de 2016 por pesquisadores do Instituto para Informação Científica de Café, uma organização não-governamental europeia dedicada ao estudo dos benefícios do grão para a saúde.

Leia mais: O café faz bem ou mal para a saúde?

Em um levantamento analisado pela entidade, notou-se que o hábito de tomar o líquido escuro pode reduzir em até 27% o risco de desenvolver Alzheimer. E outros trabalhos também associaram o costume à prevenção desse mal. Os mecanismos por trás do elo, no entanto, ainda não estão claros. A principal hipótese é que estejam ligados à cafeína e aos vários compostos antioxidantes e anti-inflamatórios presentes na bebida.

Para Rodrigo A. Cunha, professor da Universidade de Coimbra, em Portugal, e um dos autores do estudo, é importante que os profissionais de saúde repassem informações com embasamento científico aos seus pacientes. E, embora muitos outros fatores estejam relacionados ao desenvolvimento dos males cognitivos, recomendar o consumo moderado de café pode ser um bom caminho – principalmente numa época em que parte do mundo tem mais pessoas da terceira idade do que jovens. Vai um cafezinho aí?

Comentários
Deixe um comentário

Olá, ( log out )

* A Abril não detém qualquer responsabilidade sobre os comentários postados abaixo, sendo certo que tais comentários não representam a opinião da Abril. Referidos comentários são de integral e exclusiva responsabilidade dos usuários que escreveram os respectivos comentários.

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

  1. Tudo relacionado a cura do Alzheimer é muito bom, café já foi tão criticado agora se fala bem ( http://www.vulcanoad.com.br/alzheimer-e-os-alimentos-que-ajudam-prevenir-esse-mal/ )

    Curtir