Continua após publicidade

Outubro Rosa: as ações que pretendem conscientizar sobre o câncer de mama

ONGs, entidades e empresas dos mais diversos segmentos embarcam na campanha e, neste mês de outubro, promovem iniciativas para informar sobre essa doença

Por Luiza Monteiro
Atualizado em 28 out 2016, 12h28 - Publicado em 5 out 2016, 14h11

Caminhada, informações no metrô e até relatos no avião são algumas das ações que ONGs, empresas e entidades de saúde vão promover em todo o Brasil ao longo deste mês para a campanha do Outubro Rosa. A ideia é espalhar ainda mais informações sobre o câncer de mama para a população, conscientizar sobre a importância do diagnóstico precoce e também apoiar as mulheres que enfrentam a doença. A seguir, saiba mais sobre algumas dessas iniciativas:

Carreta da mamografia

Este mês o Hospital do Câncer de Barretos realizará mamografias gratuitamente no estacionamento do hipermercado Extra Jaguaré, na capital paulista. Os exames serão feitos em uma carreta, que atenderá 240 mulheres previamente cadastradas. Aquelas que manifestarem alterações na mama serão encaminhadas para fazer uma biopsia (procedimento que diagnostica o tumor) no Ambulatório de Mastologia da Universidade Federal de São Paulo (Unifesp), também de graça.  

Anote na agenda:

  • Quando: 23 e 25 de outubro de 2016
  • Horário: das 8h às 17h
  • Onde: Av. Corifeu de Azevedo Marques, 4.160, Butantã, São Paulo

Sessão tira-dúvidas

O HCor – Hospital do Coração, em São Paulo, vai realizar um evento gratuito para toda a população com a finalidade de esclarecer questões sobre o câncer de mama. O tema do encontro será “Câncer de Mama: importância, fatores de risco e formas de prevenção” e o médico que estará lá tirando dúvidas será o mastologista Afonso Nazario, que vai falar sobre fatores de risco, métodos preventivos, diagnósticos e novos tratamentos disponíveis.

Continua após a publicidade

Anote na agenda:

  • Quando: 25 de outubro de 2016
  • Horário: das 11h às 12h
  • Onde: Auditório 1, 2º andar – Rua Desembargador Eliseu Guilherme, 147, Paraíso, São Paulo
  • Informações: eventoseducacao@hcor.com.br | (11) 3053-6611 ramais 3365 ou 3366

#AcessoJá

Esse é o nome da campanha da Federação Brasileira de Instituições Filantrópicas de Apoio à Saúde da Mama (FEMAMA) para o Outubro Rosa 2016. Este ano, o objetivo é focar na importância do diagnóstico precoce, no início do tratamento em até 60 dias após a detecção da doença e na urgência da inclusão de terapias para pacientes com câncer de mama avançado (com metástase) no SUS. As ações para divulgar essas bandeiras acontecerão em diversos municípios do país ao longo do mês. Entre elas estão caminhadas, exposições, palestras e iluminação de prédios públicos. Para mais informações, visite o site: https://www.acessoja.org.br

Vitoriosas a bordo

Ao longo deste mês, a companhia aérea Azul vai promover uma série de ações em prol da causa do Outubro Rosa. Entre os destaques estão as visitas das Vitoriosas, pacientes que enfrentam ou que já venceram o câncer de mama, que vão falar, durante alguns voos, sobre a importância do diagnóstico precoce da doença. Antes do fechamento das portas, elas entrarão em diversas aeronaves em dez cidades diferentes para dar dicas e contar um pouco de suas histórias. A expectativa é que 35 mil pessoas sejam alcançadas pela iniciativa.

Continua após a publicidade

Veja também: Frutas e vegetais reduzem o risco de câncer de mama, diz estudo

Anote na agenda:

  • Quando: de 3 a 27 de outubro de 2016
  • Onde: Campinas (3), São Paulo (4), Belo Horizonte (5), Manaus (11), Salvador (11), Brasília (13), Rio de Janeiro (18), Recife (20), Porto Alegre (25) e Curitiba (27)

Doação de mamografias

A campanha de Outubro Rosa do Delboni Auriemo Medicina Diagnóstica acontecerá nas redes sociais. A cada 50 compartilhamentos na fanpage do laboratório no Facebook de posts relacionados ao tema, o Delboni doará uma mamografia para a ONG Américas Amigas, que luta pela redução de mortes causadas pelo câncer de mama no Brasil. A ação terá início com 250 mamografias já doadas e esse número pode chegar a 1 mil!

Publicidade