Depois da malhação, sua pele avermelha e pinica? Pode ser alergia

Para acabar com o incômodo, é preciso ficar de olho em vários pontos da sua rotina fitness

Se sua pele avermelha e pinica depois da malhação, atenção: sua vida saudável pode estar causando alergia! “Trata-se de uma resposta exagerada do nosso sistema imunológico a algumas substâncias, e que pode refletir na pele”, diz o alergista Mário Cezar Pires, da Associação Brasileira de Alergia e Imunologia. Para acabar com o incômodo, fique de olho na rotina fitness!

Bebida para a pele 
Estudos recentes mostram que alérgicos têm menos lactobacilos na microbiota”, diz o farmacêutico Lucas Portilho, diretor científico da Consulfarma. Para reverter isso, ingira as bebidas fermentadas (aquelas encontradas no supermercado) logo após o café da manhã.

Leia mais: Ter muitas tatuagens pode afetar liberação do suor, alerta estudo

Seus parceiros de treino
É preciso cuidado com mosquitos, pernilongos e formigas, tanto em trilhas nas corridas de aventura como no parque ou na aula de ioga na praça. Insetos têm uma substância alergênica na saliva. “Quando mordem a pele, esse líquido inicia a coceira e o inchaço na região”, diz Mário.

Por isso, abuse dos repelentes! Nas trilhas, leve sempre um anti-histamínico que já conhece. Em caso de picadas, pare o exercício: ele aumenta a circulação e espalha o líquido alergênico no seu corpo. “Aplique pomada de corticoide e, se sentir inchaço nos lábios ou na garganta, procure um hospital”, alerta Mário

O suor
Quando você se joga na aula e fica encharcada,
 o líquido se acumula em partes do corpo, como as dobrinhas do cotovelo ou atrás do joelho. Se sua pele é sensível, pode reagir com coceira e brotoejas. Nos treinos, vista roupas leves que deixem a pele respirar 
e talco para absorver
o suor onde a irritação aparece. “Depois do banho, seque bem e use um creme calmante para aliviar a coceira”, diz a dermatologista Fernanda Casagrande, de Florianópolis.

Veja também: Por que estes 7 hábitos atrapalham a saúde do seu intestino?

Seu lanche fit 
“A alergia alimentar não causa só dor de barriga. Pele irritada e até choque anafilático são consequências dela”, alerta a nutricionista Jamile Nogueira, do Rio de Janeiro. Um exame ajuda a identificar os alimentos alérgenos – dois dos mais comuns estão em qualquer cardápio saudável: o leite, base do whey protein, e o amendoim, que, além da pasta, costuma compor barrinhas e biscoitos. Aí, é preciso deixar de comê-los.

Seu local de treino
Tanto a poeira acumulada no ar-condicionado da academia quanto o pólen das flores do parque são motivos comuns de dermatites. “A pele das pessoas é menos eficiente em barrar a entrada dessas minipartículas no corpo”, explica Mário. Caso sofra com o incômodo, treine em locais onde a circulação de ar não dependa só do ar-condicionado. Se você corre em parques, considere mudar o percurso durante a primavera, que começa em setembro.

E mais: Por que estes 7 hábitos atrapalham a saúde do seu intestino?

Fique por dentro de tudo o que rola no mundo fitness com a newsletter da BOA FORMA

Newsletter Conteúdo exclusivo para você
E-mail inválido warning
doneCadastro realizado com sucesso!

 

Comentários
Deixe um comentário

Olá, ( log out )

* A Abril não detém qualquer responsabilidade sobre os comentários postados abaixo, sendo certo que tais comentários não representam a opinião da Abril. Referidos comentários são de integral e exclusiva responsabilidade dos usuários que escreveram os respectivos comentários.

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s