Não consegue dormir? 5 maneiras de combater a insônia sem remédio

Se o problema atrapalha as suas noites, seja forte e resista aos remédios. Confira dicas que podem te ajudar a alcançar um sono mais tranquilo!

Quem já sofreu com a famosa insônia sabe: poucas coisas são tão ruins quanto saber que você vai ter que levantar em algumas horas e simplesmente não conseguiu desligar. Mas, antes de apelar para os remédios (que podem causar vícios e danos ao corpo), experimente essas atitudes simples que podem funcionar como um tratamento alternativo:

1. Guarde a cama para dormir e para o sexo
Esta é a chave para entender a verdadeira função da sua cama. Se você fazer outras atividades, como o trabalhar, comer, ou assistir TV, afasta a associação com o sono e corre o risco de desenvolver hábitos que levam à insônia. É da turma que acorda no meio da noite e não consegue voltar a dormir? Levante-se após cerca de 20 minutos, faça algo tranquilo e relaxante com pouca luz e fique longe de telas emissores de luz (celular, televisão e tablet).

2. Apenas vá para a cama quando você estiver cansada
Se você acordar no meio da noite e sair do quarto para fazer alguma atividade relaxante, volte para a cama somente quando estiver com sono. Se deitar e ainda não conseguir dormir, levante-se e faça tudo novamente. Isso é apenas uma maneira de treinar o corpo. É importante lembrar que manter uma rotina de sono é o ideal para que você sinta o cansaço no horário certo.
 

Veja também: Dormir pelada ajuda a emagrecer, sabia?

3. Medite
É difícil se desligar quando você teve um dia muito agitado. Infelizmente o nosso cérebro não tem um botão de liga e desliga, por isso, a meditação é um ótimo exercício de conscientização para relaxar. A respiração profunda vai ajudá-la a se concentrar e dormir melhor.
 

4. Manter um horário consistente
Manter uma rotina de sono é importante para aqueles com insônia crônica. Se você está realmente cansada, por algum motivo, tente não dormir mais cedo, mas manter a hora com a qual o seu corpo está acostumado. A única exceção é se você realmente não estiver cansada, então precisa esperar até que seu corpo desacelere.

5. Não cheque o relógio ou celular
Se você acordar no meio da noite e não pode voltar a dormir, não olhe para o relógio. Se fizer isso, é provável que comece a pensar sobre quanto tempo falta para o alarme disparar, e isso não vai lhe fazer nenhum bem.  O telefone é proibido nessa hora, já que a sua luz azulada pode pertubar ainda mais o sono. Portanto, resista!

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