Os alimentos que você deve comer para turbinar a memória

Esses ingredientes são ricos em nutrientes e substâncias que ajudam o cérebro a funcionar sem falhas. Aposte neles para deixar a cabeça tinindo

1. Sardinha

Sardinhas frescas

(mythja/Thinkstock/Getty Images)

Esse peixe é saboroso, barato e está entre as principais fontes de ômega-3, uma gordura poli-insaturada que oferece vários benefícios para a saúde, entre eles resguardar a memória. Estudos já demonstraram que o nutriente estimula a formação de novos neurônios, o que é importante para prevenir problemas caracterizados pela perda de células nervosas, como Alzheimer. Outros alimentos ricos na gordura são salmão, nozes e óleos vegetais.

Leia mais: Sardinha é a mais popular fonte de ômega-3

2. Frutos do mar

Prato com camarões

(joannatkaczuk/Thinkstock/Getty Images)

Camarão, ostras e companhia são cheios de zinco, mineral que combate os radicais livres responsáveis pelo envelhecimento da cuca e do resto do corpo. O nutriente também facilita o trabalho dos neurotransmissores, substâncias fundamentais para o bom funcionamento dos neurônios. Encontre o zinco também nas leguminosas e nas castanhas.

3. Ovo

Ovo frito

(Top Photo Corporation/Thinkstock/Getty Images)

É na gema que se encontra uma vitamina poderosa para a memória e o bom funcionamento cerebral: a colina. Ela participa da formação de um neurotransmissor chamado acetilcolina, que é fundamental para que a massa cinzenta consiga guardar lembranças. A parte amarelinha do produto da galinha também fornece luteína e zeaxantina, substâncias que parecem ser valiosas para a cognição e, por isso, vêm sendo estudadas mundo afora.

Fique por dentro: Ovo: benefícios para o corpo e saúde

4. Chocolate

Chocolate

(Seva_blsv/Thinkstock/Getty Images)

A versão amarga do doce é carregada de flavonoides, substâncias que, no organismo, facilitam a chegada de nutrientes e do oxigênio aos neurônios. O resultado é uma memória e uma capacidade de raciocínio mais ágeis.

5.  Frutas vermelhas

Frutas vermelhas na cesta

(ehaurylik/Thinkstock/Getty Images)

Assim como o chocolate, a turma do morango, do mirtilo, da framboesa e da amora se destaca por conter os tais flavonoides – antioxidantes que favorecem a circulação sanguínea e o trabalho dos neurotransmissores.

6. Couve

Couve fresca

(stacey_newman/Thinkstock/Getty Images)

A família dos vegetais verde-escuros é rica em magnésio, mineral indispensável para uma boa memória, já que auxilia nas transmissões nervosas e protege o cérebro de aditivos químicos.

Comentários
Deixe uma resposta

Olá, ( log out )

* A Abril não detém qualquer responsabilidade sobre os comentários postados abaixo, sendo certo que tais comentários não representam a opinião da Abril. Referidos comentários são de integral e exclusiva responsabilidade dos usuários que escreveram os respectivos comentários.

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s