Pessoas que incluem café no estilo de vida vivem mais e melhor?

Segundo dois novos estudos, quando aliada a hábitos saudáveis, a bebida traria muitos benefícios à saúde

Você adora tomar um cafezinho depois do almoço ou no café da manhã, mas evita por achar que ele faz mal à saúde? As notícias da ciência são boas: cada vez mais estudos têm indicado que a bebida traz muitos benefícios. Entre os trabalhos mais recentes e importantes estão duas pesquisas publicadas em julho de 2017 no periódico Annals of Internal Medicine.

Nelas, cientistas de vários institutos de pesquisa americanos e europeus conduziram investigações sobre o elo entre uma das bebidas mais consumidas no mundo e a longevidade. Estudos já associaram o café a um menor risco de morte, porém, a maior parte dos artigos foi feita com indivíduos brancos e não mostrava se essa relação também se aplica a outras etnias.

Leia mais: Prepare este cappucino vegano feito com leite de amêndoas

Um dos trabalhos recentes envolveu 185 mil pessoas de diversos grupos – afroamericanos, latinos, havaianos nativos, americanos descendentes de japoneses e caucasianos. A segunda pesquisa incluiu 520 mil indivíduos adultos de dez países europeus. Em ambos os estudos os participantes responderam questionários sobre o consumo de café, a frequência com que consumiam a bebida, além de hábitos como fumo, exercícios físicos, diabetes e doenças cardiovasculares – fatores diretamente ligados à morte prematura.

Os autores acompanharam os voluntários por cerca de 16 anos e contabilizaram os falecimentos que aconteceram nesse período — e quantos deles se davam em pessoas que bebiam mais café. Nos dois estudos, os resultados mostraram que aqueles que consumiam o líquido escuro com frequência eram mais propensos a viver por mais tempo do que os que não incluíam a bebida na rotina. Os índices de mortes por doenças do coração, câncer, derrame, enfermidades respiratórias, diabetes e problemas renais também foram menores entre os fãs da principal fonte de cafeína.

Entenda: Café verde dá pique para malhar e acelera a queima de gordurinhas

Como o estudo foi apenas observacional, os pesquisadores não sabem dizer se as propriedades do café são as responsáveis por esses benefícios. Mais pesquisas são necessárias para fazer a associação, mas esse é mais um indício de que a bebida não faz mal à saúde – pelo contrário! “Eu não recomendaria que as pessoas começassem a tomar um monte de café, mas esses trabalhos mostram que ele certamente não faz mal. Pode fazer parte de uma dieta saudável”, disse Marc Gunter, autor de um dos artigos, ao jornal britânico The Guardian. E aí, já tomou seu cafezinho hoje?

Fique por dentro de tudo o que rola no mundo fitness com a newsletter da BOA FORMA

Newsletter Conteúdo exclusivo para você
E-mail inválido warning
doneCadastro realizado com sucesso!
Comentários
Deixe um comentário

Olá, ( log out )

* A Abril não detém qualquer responsabilidade sobre os comentários postados abaixo, sendo certo que tais comentários não representam a opinião da Abril. Referidos comentários são de integral e exclusiva responsabilidade dos usuários que escreveram os respectivos comentários.

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s