Pode malhar menstruada? Esclareça 6 mitos sobre seu ciclo

“Aqueles dias” ainda são cercados de muitas dúvidas e ideias erradas. Entenda, de uma vez por todas, o que é mito e o que é verdade

1. Malhar menstruada é a maior furada

Mito. Você pode se manter ativa mesmo no período menstrual, pois não existe nenhuma contraindicação no que diz respeito à prática de exercícios. “Se você se sente mais sensível durante essa época do mês, opte por diminuir a intensidade da malhação, mas continue firme no treino”, sugere Giselle Novaes, ginecologista do Hospital Adventista Silvestre, no Rio de Janeiro.

Leia mais: Menstruação e atividade física: dá para treinar naqueles dias?

2. Suspender a menstruação faz mal à saúde

Mito. Desde que avaliado e orientado por um ginecologista, não há prejuízos em suspender a menstruação, seja por recomendação clínica, seja por desejo pessoal.

3. Exercícios intensos reduzem ou até suspendem o fluxo

Verdade. Atividade física vigorosa em excesso pode, sim, desregular os níveis hormonais e ocasionar uma alteração do ritmo menstrual. “Em alguns casos pode até haver total ausência da menstruação, que é o que chamamos de amenorreia”, diz Giselle. Por outro lado, a prática moderada de exercícios estimula o organismo a liberar endorfina, substância diretamente relacionada à diminuição do stress, o que ajuda a regular a menstruação.

4. Pisar no chão frio piora a cólica

Mito. A exposição às baixas temperaturas não influencia a intensidade da dor. “Também não é preciso abrir mão de nadar, tomar sorvete ou ingerir bebidas geladas”, esclarece a especialista.

5. A acne piora quando você está naqueles dias

Verdade. As alterações hormonais que ocorrem durante a menstruação aumentam a oleosidade da pele, favorecendo as pequenas erupções no rosto. “Um tratamento combinado entre o ginecologista e o dermatologista pode amenizar o problema”, garante Giselle.

6. É possível engravidar durante o período menstrual

Verdade. As chances de gravidez neste período são baixas, mas existem. Por isso, não deixe de usar um método contraceptivo – e que proteja contra doenças sexualmente transmissíveis, claro. Se for confortável para você e seu parceiro, não há problema algum em manter relações sexuais nessa fase.

Fique por dentro de tudo o que rola no mundo fitness com a newsletter da BOA FORMA

Newsletter Conteúdo exclusivo para você
E-mail inválido warning
doneCadastro realizado com sucesso!
Comentários
Deixe um comentário

Olá, ( log out )

* A Abril não detém qualquer responsabilidade sobre os comentários postados abaixo, sendo certo que tais comentários não representam a opinião da Abril. Referidos comentários são de integral e exclusiva responsabilidade dos usuários que escreveram os respectivos comentários.

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s