Por que você deveria tomar banho gelado

A água fria tem suas vantagens, sabia? Descubra os benefícios e entenda por que você precisa, sim, de um geladinho no chuveiro!

Se você é daquelas que só toma banho frio quando está na praia ou quando o chuveiro pifa, nós temos um alerta: quando o assunto é oferecer benefícios ao corpo, a água gelada é a melhor opção. Não acredita? Selecionamos algumas das vantagens que a friaca pode proporcionar:

Xô, gordurinhas!

Já se sabe que, em baixas temperaturas, o corpo humano tende a queimar mais calorias para se manter aquecido. Mas evidências também têm apontado que o contato com a água gelada estimula o metabolismo de gordura marrom, conhecida por acelerar o gasto energético.

Boa circulação

Deixar a água fria circular pelo corpo ajuda a corrente sanguínea a circular melhor, partindo das extremidades do corpo para os órgãos.

Entenda: Será que a sua rotina de banho está causando problemas na sua pele?

Você mais alerta

Já experimentou tomar um banho trincando ao acordar? Vai ser um choque, mas certamente vai espantar a sonolência matutina!

Sistema imune fortalecido

Ao melhorar a circulação e estimular o metabolismo, o banho gelado também dá uma mão para o sistema imunológico produzir células de defesa, que combatem agentes infecciosos.

Humor nas alturas

A água fria ajuda a aumentar os níveis de betaendorfina, um neuro-hormônio que oferece ao organismo a sensação de bem-estar e tem efeito antidepressivo. E mais: um estudo publicado na revista Medical Hypotheses revelou que os participantes que tomaram banho frio por 3 minutos, durante duas semanas, se sentiram mais felizes.

Leia mais: Mindfulness: o método pode ajudar até quem tem depressão

Menos dores musculares

Uma água geladinha pode ajudá-la a se recuperar depois de um treino pesado, já que diminui a dor e inflamação. Segundo Henry Halse, especialista americano em condicionamento físico, o truque é canalizar a água do chuveiro diretamente sobre a área dolorida por, aproximadamente, 5 minutos. O aumento do fluxo sanguíneo na região pode ajudar na reparação muscular.

Pele incrível? Queremos!

O frio ajuda a diminuir os poros, tem o poder de suavizar a vermelhidão indesejada e também amenizar o famoso inchaço abaixo dos olhos. Mas, atenção: para conseguir os verdadeiros benefícios e não danificar a pele, o dermatologista americano Neal Schultz revela que, antes de passar a água gelada, você precisa limpar o rosto com água morna.

Mais brilho no cabelo

A água quente pode deixar a cutícula dos fios ressecada. Por isso, depois de usar o condicionador, os especialistas sugerem passar um jato de água fria no cabelo. Esse hábito pode fazer com que a cabeleira fique mais brilhante e suave.

Adeus, stress!
Um estudo realizado nos Estados Unidos revelou que as pessoas acostumadas a nadar em água gelada desenvolvem maior tolerância ao stress.

Comentários
Deixe um comentário

Olá, ( log out )

* A Abril não detém qualquer responsabilidade sobre os comentários postados abaixo, sendo certo que tais comentários não representam a opinião da Abril. Referidos comentários são de integral e exclusiva responsabilidade dos usuários que escreveram os respectivos comentários.

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

  1. Psicologia Positiva

    Banho Gelado é tudo de bom!

    Curtir