Rolfing: conheça o método e os benefícios para o corpo

Descubra como a técnica pode ajudar você a se livrar das dores corporais

O método Rolfing tem um nome pouco familiar para você? Normal! Com apenas uma escola para formar profissionais no país, a técnica ainda é conhecida por poucos brasileiros.

Diferente da massagem desportiva e da fisioterapia, o Rolfing tem como objetivo liberar as tensões e a rigidez no corpo por meio de massagem com as mãos – sem uso de óleos ou cremes. O trabalho de liberação é feito pela manipulação da fáscia, membrana que reveste estruturas como músculos, tendões e ossos, e pode perder sua lubrificação devido ao stress e a movimentos errados que realizamos diariamente. Como resultado, a membrana acaba grudando no tecido corporal e causa dores e redução de mobilidade.

O método também trabalha com a educação dos movimentos, já que até simples ações do dia a dia — como sentar-se e levantar-se  podem causar tensão dependendo do modo de execução. “Nossa intenção é possibilitar que as pessoas se coloquem diante da gravidade de novas maneiras, buscando um movimento de qualidade por meio da consciência corporal”, explica Viviane Neves, rolfista do Espaço Kurma, em São Paulo.

A LIBERAÇÃO MIOFASCIAL

Há diferença entre liberar a fáscia no tratamento e liberá-la com acessórios como rolos. “Com eles, você faz a autoliberação e o acessório engloba partes maiores do seu corpo. No Rolfing, o trabalho é feito com as mãos, o que permite uma maior sensibilidade e que o estímulo chegue a níveis mais profundos do tecido”, explica Viviane.

Veja também: Muita dor depois do treino? 3 técnicas que vão salvar você

PARA QUEM É INDICADO

A técnica favorece pessoas que sentem dores ou tensões, independentemente da idade e sexo — inclusive gestantes. “Geralmente quem procura o Rolfing recebeu indicação médica, sofre com dores crônicas ou trabalha como atleta ou artista, profissionais que precisam da liberação miofascial e querem conhecer novas possibilidades de movimento e de percepção corporal”, afirma a rolfista. O método só não é recomendado para quem está em tratamento de doenças graves (como câncer e trombose).

BENEFÍCIOS

A melhora começa no nível físico: libera tensões e rigidez que causam dores, ajuda na reorganização das estruturas do corpo, melhorando a postura, a consciência corporal e a relação do paciente com si próprio. Bônus: o método age até na mente, ajudando a controlar a ansiedade e a insônia.

DURAÇÃO DO TRATAMENTO

Ele leva em média de 10 a 15 sessões, sendo as 10 primeiras focadas em diferentes partes da estrutura corporal (costas, ombros, pescoço, coluna…). Cada sessão tem sentido e propósito específico: “Vamos separando e manipulando as regiões que precisam de atenção para só depois trabalhar a integração delas”.

No caso do tratamento com 15 sessões, também são trabalhados movimentos para melhorar a consciência corporal.  A manutenção é feita de acordo com as necessidades de cada indivíduo, podendo ser realizada a cada quatro meses, com intervalo semestral ou até anual.

Comentários
Deixe um comentário

Olá, ( log out )

* A Abril não detém qualquer responsabilidade sobre os comentários postados abaixo, sendo certo que tais comentários não representam a opinião da Abril. Referidos comentários são de integral e exclusiva responsabilidade dos usuários que escreveram os respectivos comentários.

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

  1. Ricardo Strong

    100% WHEY MUSCLE 900G BODYACTION
    Apenas R$47,79
    Loja >> http://www.strongsuplementos.com.br

    Curtir