Tem varizes ou inchaço nas pernas? Aposte no exercício físico

Quando os vasos perdem a elasticidade, o líquido acumula e eles dilatam, formando as varizes

As veias funcionam como o encanamento do corpo – é por elas que o sangue circula. “Quando os vasos perdem a elasticidade, o líquido acumula e eles dilatam, formando as varizes”, explica o angiologista Marcelo Monteiro, do Rio de Janeiro. Elas surgem em quem tem genética desfavorável e quando há fatores que acentuam o risco (sobrepeso, tabagismo e variações hormonais, como na gravidez).

A aparência das pernas não é garantia de nada – ao contrário do que se pensa, varizes não são sempre visíveis. “Enxergar veias depende da cor e da espessura da pele, além da quantidade de gordura ao redor delas.” Mas um exame feito por um angiologista pode apontar se seus vasos têm pouca elasticidade. Em caso de histórico familiar, vale a pena tirar a dúvida.

Pernas em movimento

Exercícios não pioram varizes; sedentarismo, sim. Atividades aeróbicas, como a caminhada e a corrida, são as mais indicadas nesse caso, porque estimulam a circulação. Também é importante desenvolver os músculos das panturrilhas, que bombeiam o fluxo de sangue das pernas de volta para o coração. Agora, quem tem veias dilatadas não pode exagerar nas anilhas. “Durante os treinos com peso, a pressão no abdômen aumenta e o sangue sai dali direto para as pernas, causando uma sobrecarga”, explica Marcelo.

Leia mais: 10 perguntas que você deve se fazer quando tiver dor de cabeça

Sem passar aperto

Meias de compressão são indispensáveis para quem tem doença venosa porque controlam sintomas. Mas não adianta correr com elas pensando que não vai ter varizes. “Com as meias, as veias não dilatam e a circulação acelera. O resultado é apenas menos inchaço nas pernas.” O acessório ainda traz um benefício para todas as mulheres. “Como ele aumenta o fluxo venoso, há mais oxigênio circulando e, por isso, menos liberação de ácido lático (que causa a fadiga muscular)”, diz Marcelo. Se você não sente desconforto, use-as à vontade.

Fique por dentro de tudo o que rola no mundo fitness com a newsletter da BOA FORMA

Newsletter Conteúdo exclusivo para você
E-mail inválido warning
doneCadastro realizado com sucesso!
Comentários
Deixe um comentário

Olá, ( log out )

* A Abril não detém qualquer responsabilidade sobre os comentários postados abaixo, sendo certo que tais comentários não representam a opinião da Abril. Referidos comentários são de integral e exclusiva responsabilidade dos usuários que escreveram os respectivos comentários.

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s