Continua após publicidade

Lábios ressecados no verão? Veja cuidados especiais para a região

A pele da região é fina e delicada, portanto exige cuidados específicos, como a hidratação interna e externa

Por Da Redação
Atualizado em 16 dez 2022, 11h05 - Publicado em 30 jan 2021, 09h01

O protetor solar no rosto já é uma regra básica que você segue no dia a dia, não importa a estação do ano. Mas e os lábios, você se lembra deles? Para evitar os lábios ressecados no verão é preciso ter alguns cuidados específicos a fim de prevenir danos por raios solares ou desidratação.

“A pele que reveste os lábios tem uma camada de queratina muito mais fina do que a facial, por isso temos recomendações características para essa região”, afirma o dermatologista André Braz, do Rio de Janeiro.

O que deixa os lábios ressecados no verão?

O especialista explica que as principais causa para lábios ressecados que apresentam fissuras e descamação no verão são:

  • desidratação da região
  • excesso de saliva nos lábios
  • tabagismo
  • calor
  • exposição aos raios ultravioletas

Como evitar que a minha boca fique ressecada?

“A pele labial não possui glândulas sudoríparas nem sebáceas. Isso favorece a perda de água da região”, diz o dermatologista. Por essas razões, é muito importante a utilização diária de filtros solares específicos para os lábios se você quer prevenir o ressecamento, fissuras e lesões precursoras do câncer de pele na boca.

Continua após a publicidade

Também use hidratante na região ao longo do dia, associado ao filtro solar. Isso evita que o lábio fique rachado. É importante que a indicação do produto adequado seja feita por dermatologista, de acordo com o seu tipo de pele. À noite, dormir com um hidratante mais viscoso ou oleoso nos lábios resulta em mais maciez e hidratação pela manhã.

Meus lábios já estão rachados, e agora?

Uma dica simples se sua boca já está machucada: utilize mel para hidratar e para melhorar a cicatrização (ele evita infecções bacterianas no local, pois tem propriedades bactericidas).

Porém, em caso de lesões mais graves, o recomendado é procurar um especialista para avaliação.

Continua após a publicidade

Conclusão

Como a pele dos lábios é mais fina e não possui glândulas sudoríparas nem sebáceas, é preciso ter alguns cuidados extras para evitar lábios ressecados no verão. Por isso, procure sempre utilizar protetores específicos para a região e hidratar bem a pele. Mas se já estiver com uma lesão mais grave ou se surgir algum machucado que demore para cicatrizar,  busque por um dermatologista.

Leia mais

Como treinar com segurança quando o tempo está seco
7 hábitos que turbinam a ação dos cosméticos e melhoram a pele
6 dicas para se exercitar durante o verão de forma saudável

 

Publicidade