Continua após publicidade

5 dicas para uma boa rotina matinal

Como começar o dia com energia para lidar com os afazeres

Por Amanda Ventorin
15 out 2020, 09h00

Como você executa sua rotina matinal pode afetar o resto do dia e como se sentirá nele. Começa-lo de maneira calma nem sempre é possível, mas existem pequenas coisas que podem ser feitas para tentar manter um bom astral para lidar com as responsabilidades e afazeres. Por esse motivo, separamos 5 dicas de como criar uma boa manhã e começar o dia com o pé direito!

 

1. Estabeleça um horário para dormir e acordar

Uma boa noite de sono pode ajudar a diminuir os riscos de doenças do coração, obesidade, entre muitas outras. Para ter uma boa rotina matinal e melhorar não somente o dia, mas a qualidade de vida, é importante definir um horário para dormir e acordar. “Uma boa noite de sono, dormindo cedo e acordando cedo já são um bom tratamento para depressão, transtorno bipolar e ansiedade”, comenta Eduardo Perin, psiquiatra especialista em Terapia Cognitivo-Comportamental (TCC).

Escolha um horário que permita a você ter uma manhã calma antes de lidar com as responsabilidades. Aqueles minutos extra na cama são ótimos mas uma rotina apressada de manhã pode causar estresse e cansaço, prejudicando sua energia para o resto do dia.

 

2. Passos para uma boa rotina matinal: Planeje-se

Fazer a noite uma pequena lista de afazeres que deve ser cumprida no dia seguinte e separar a roupa que irá usar é uma ótima maneira de evitar ter que se preocupar com diversas coisas logo cedo. Assim, não será desperdiçado um tempo significativo de manhã, se lembrando e tentando organizar suas tarefas ao longo do dia e escolher uma roupa. Além disso, caso queira dormir um pouquinho a mais, isso não irá atrapalhar completamente a rotina matinal.

Continua após a publicidade

“Rotina e planejamento irão facilitar o seu dia e poupar a si mesmo de diversas situações estressantes” Completa o Dr. Yuri Busin, psicólogo mestre e doutor em neurociência do comportamento.

 

3. Passos para uma boa rotina matinal: Exercite-se!

Ao praticar exercícios físicos, é liberado uma série de hormônios e substâncias como adrenalina e endorfina, hormônio que provoca a sensação de prazer e bem-estar, no organismo para começar o dia. Além disso, a queima de calorias continua e pode-se notar diminuição do apetite, melhora no humor e indícios de aprimoramento do foco.

Mas o melhor aproveitamento do dia como consequência de se exercitar de manhã, para o Dr. Yuri Busin, é relativo e requer certo autoconhecimento. O certo é escolher um período para treinar e testar por duas semanas. Então, troque os exercícios para outro momento do dia e avalie qual dos dois trouxe mais benefícios.

4. Tome um belo café da manhã

Segundo a nutricionista Barbara Souza Lazzarini, o café da manhã determina como será a produtividade ao longo do dia. “É a refeição que dita a regra do dia no ponto de vista de energia, concentração, desempenho. Quanto melhor (em equilíbrio nutricional) o café da manhã for, melhor será o rendimento do dia todo.” Além de também reduzir a fome no horário do almoço e lanche da manhã, evitando a probabilidade de se alimentar em horários errados.

Continua após a publicidade

5. Fique longe dos eletrônicos

Checar e-mails, responder mensagens ou ver as novas fotos no Instagram são coisas que podem –devem — esperar. Pegar o celular assim que acorda não é recomendado pois são muitas informações que podem acabar tumultuando o dia logo no começo, além de poder ser também um sinal de dependência do eletrônico.

O indicado é estabelecer um horário de sua preferência para se conectar — que não seja na cama, ants de levantar. Pode ser após seu café da manhã, após os exercícios ou apenas nos horários de responsabilidades. É importante manter o inicio de dia calmo, sem grandes distrações que possam tirar o foco do que realmente importa nas primeiras horas da manhã: o autocuidado.

 

Publicidade