Continua após publicidade

Shampoos e condicionadores em barra funcionam?

Nossa estagiaria testou os queridinhos do momento para uma alternativa sustentável dos nossos cuidados capilares

Por Amanda Ventorin
Atualizado em 28 abr 2021, 15h26 - Publicado em 8 abr 2021, 09h00

Hoje, muito se fala sobre um estilo de vida mais sustentável e eco-friendly para ajudar o meio ambiente. Cerca de 9 milhões de embalagens plásticas são jogadas no oceano todos os anos causando impactos imensuráveis no planeta, e isso inclui nossas embalagens de limpeza capilar. Como uma alternativa, o shampoo e condicionador em barra vem ganhando fama no mercado como uma maneira mais sustentável para nossos cuidados, promovendo maior duração (80 lavagens) e até mesmo um preço mais acessível.

Cerca de 9 milhões de embalagens plásticas são jogadas no oceano todos os anos

Mas ainda há várias duvidas em relação ao produto. Será que ele aumenta o frizz? O condicionador hidrata da mesma maneira que o líquido? A sua duração é tão longa quanto falam? Por esses e outros motivos, testei alguns shampoos e condicionadores em barra e trouxe aqui minha experiência e opiniões.

Barras de shampoo nas cores bege e marrom em fundo branco
(200mm/Getty Images)

Assim que recebi os produtos a primeira coisa que me chamou atenção foi o cheiro: Acredito que, pelo fato de serem em barra devem mais concentrados, então o cheiro do shampoo e do condicionador sólido são muito mais marcantes (e ficam no cabelo também!) A textura dele também não é completamente “lisa” como os sabonetes. São mais texturizados, o que facilita muito o uso. E todos que recebi possuíam um formato perfeito para segurar sem grandes problemas (o que é bem útil quando sua mão está molhada e passando a barra no cabelo).

1 barra de shampoo = 80 lavagens

O shampoo em barra

Não gostei na primeira vez que usei. Achei que o shampoo demorou um pouco até de fato começar espumar e cometi o erro de passar a barra em movimentos circulares no topo da cabeça. Gabi Balan, hairstylist do TP Beauty Lounge, diz que essa é a maneira errada de utilizar o produto. “A barra deve ser passada seguindo do couro até as pontas, sem fazer o movimento no sentido contrário, já que, diferente do sabonete, não precisa fazer tanta espuma”. Ao aplicar o shampoo em barra no sentido contrário, você pode acabar criando um frizz maior no cabelo, o que  foi exatamente o que aconteceu comigo.

Continua após a publicidade

Outro fator que pode contribuir para o frizz é o fato do produto em barra ser mais alcalino que os de frasco, o que, segundo Gabi, pode causar frizz e maior embaraçamento dos fios. Não senti os fios mais embaraçados, justamente o contrário. O shampoo possuía uma espuma mais hidratante e notei poucos nós no meu cabelo.

O condicionador em barra

Sobre o condicionador, foi paixão à primeira vista! Como eu tenho luzes e o meus fios são finos, mesmo após o condicionador, tenho uma dificuldade enorme de desembaraçar sem quebrar meu cabelo (requer paciência também) mas com os condicionadores sólidos embaraçou muito menos!

“Como o condicionador é feito por ingredientes naturais, costuma ser menos agressivo e ajuda a deixar os fios mais macios”

Senti que conforme passava a barra meus fios ficando macios e soltando mais facilmente, penteando só com as pontas dos dedos, desde a primeira aplicação! “Como é feito por ingredientes naturais, costuma ser menos agressivo e ajuda a deixar os fios mais macios”, explica Gabi.

    expresso mata atlântica shampoo em barra

    Shampoo Sólido Vegano de Coco, Expresso Mata Atlântica

    Continua após a publicidade

     

    B.O.B Shampoo Nutritivo em Barra
    Shampoo Nutritivo Natural B.O.B (Americanas/Divulgação)
    Condicionador B.O.B em barra
    (americanas/Divulgação)

    Condicionador Hidratação Profunda, B.O.B

    condicionador barra lolla

    (Lolla Cosmetics/Divulgação)

    Condicionador em barra cachos, Lola Cosmetics 

    Shampoo em barra Lola cosmetics

    (Lola Cosmetics/Divulgação)

    Shampoo em barra cachos, Lola Cosmetics

     

    Não vou negar, usando shampoo e condicionador em barra por esse cerca de um mês, senti que o frizz aumentou. Mas como a maneira que eu aplicava estava errada, pode ser esse o problema. Em compensação, senti meus fios mais macios no dia-a-dia e o formato dos meus cachos, que geralmente se perdiam de um dia pro outro, seguraram um pouquinho mais.

    Continua após a publicidade

    Senti meus fios mais macios e os cachos duraram mais

    O desgaste do produto também foi algo que me surpreendeu, pois não acreditava que a barra renderia 80 lavagens. Mas ao final do teste, notei uma mudança pequena no tamanho do produto, apesar de eu lavar meu cabelo em média 3 vezes na semana, ou mais. Então, com certeza, ele chegará em 80 lavagens.

    Conclusão

    Em resumo, o produto atende bem a sua proposta e não deixa a desejar quando falamos sobre as qualidades que trazem para o cabelo. Com toda certeza irei adicionar nas minhas prioridades os shampoos e condicionadores em barra para, em um futuro próximo, substituírem as embalagens plásticas no meu banheiro. 🙂

    *Alguns produtos acima possuem links para a compra para os parceiros de afiliação do Grupo Abril – com preços referentes ao mês de abril de 2021.
    ** A Boa Forma não recebe cachê para realizar os 
    testes dos produtos, que são enviados pelas respectivas assessorias de imprensa para a realização da matéria.

    Quer mais recomendações de produtos de beleza? Conheça o Especiallistas, nossa nova marca Abril!

    Continua após a publicidade

     

    Publicidade