Continua após publicidade

Guia definitivo das sobrancelhas

Saiba a maneira correta de cuidar dos fios e mantê-los saudáveis. Tem também uma linha do tempo para entender como o estilo mudou desde os anos 60

Por Amanda Ventorin
Atualizado em 12 Maio 2021, 16h01 - Publicado em 5 Maio 2021, 09h00

A sobrancelha é um componente importante para a harmonia do rosto: um fio retirado errado e pronto, tudo muda! Nos últimos anos, as sobrancelhas viraram um dos focos do universo da beleza com técnicas de preenchimento, novos guias de estilo e produtos variados. Como nem toda dicas na internet é confiável, montamos um guia definitivo das sobrancelhas com tudo o que você precisa saber para mantê-las saudáveis.

Cuidados diários

Lave-as com frequência: Muitas pessoas podem, até mesmo sem perceber, deixar a higiene das sobrancelhas de lado. Lavando o rosto diariamente, muita gente acaba se esquecendo de tirar um momento para realmente ensaboar os fios.  “Muitas vezes ao lavar o rosto esquecemos dessa região deixando resíduos que podem ocasionar queda e até mesmo acne”, conta Beatriz Marques, técnica em estética e micropigmentadora.  Por isso tire um momento para passar o sabonete que você usa no rosto nos fios, mas não precisa esfregar com força! Isso pode acarretar na quebra dos fios. 

Penteie suas sobrancelhas: Você deve sempre pentear seus fios no sentido de crescimento (debaixo para cima) pois o movimento ativa a circulação no local, estimulando o crescimento.

Retire bem a maquiagem antes de dormir: Os resíduos de maquiagem, quando não retirados totalmente, podem podem causar obstrução dos poros gerando formações acneicas, pelos quebradiços e sensibilização da pele da área. “Na hora de remover, pode-se sim utilizar o demaquilante, mas sempre com cuidado para não friccionar demais os fios, o que pode causar a sua quebra”, explica Fernanda Chauvin, especialista em dermatocosmética e CEO da Ellementti Dermocosméticos.

Cuidado com o produto que você usa para preencher a sobrancelha: O lápis de sobrancelha ainda é muito usado, mas há certas controvérsias sobre o seu uso. “Nesses produtos existe hoje uma quantidade de cera que pode ocasionar a obstrução dos folículos e queda dos fios”, esclarece Beatriz. Porém, segundo Roberta Padovan, dermatologista, se o produto for retirado por completo e da maneira correta, não haverá problema. Você pode optar, como um substituto, por sombras para sobrancelha. 

Óleo de rícino: Há diversos boatos por ai dizendo como o óleo de rícino possui o poder mágico de fazer cabelos e sobrancelhas crescerem. Felizmente, esse processo não é bem “mágica”. Fernanda explica que o óleo de rícino pode ser usado no combate a infecções e ao crescimento de bactérias e fungos que podem impedir o crescimento capilar, além de ajudar no fortalecimento do couro cabeludo e no crescimento dos fios. Seu  uso excessivo, porém, pode causar oleosidade e mudança na microbiota.

Continua após a publicidade

A micropigmentação

Grande sucesso nos últimos anos, a micropigmentação trata-se de uma semi tatuagem com o intuito de preencher falhas e corrigir assimetrias por um período maior de tempo, podendo durar em média de 6 meses a 1 ano. “Hoje o procedimento é feito em uma camada mais superficial e trabalhamos com pigmentos próprios para esta técnica”, explica Deise Damas, especialista em micropigmentação. 

Conheça algumas técnicas diferentes que chegam a substituir a maquiagem do dia-a-dia.

  • Shadow, que dá um leve efeito de maquiagem
  • Técnica compacta, que deixa as sobrancelhas bem  marcadas;
  • Técnica ombré, que é mais clara em alguns pontos;
  • 3D, que desenha os fios simetricamente e assimetricamente, dando um leve efeito sombreado ao fundo;
  • Técnica fio a fio, na qual os fios são feitos na mesma direção dos pelos existentes, gerando a ilusão de sobrancelhas mais cheias;
  • Mix, que é uma combinação da fio a fio com a shadow.

Me arrependi da micropigmentação, e agora?

Vale ressaltar que a micropigmentação é algo que deve ser feito criteriosamente, após várias considerações e escolha de um profissional qualificado. Segundo Beatriz Marques, a técnica só pode ser retira com um laser. “Um laser Spectra ou NDYag, ou através da despigmentação química, feita com aplicação de ácido com máquina de plasma”, completa Deise.

Henna, Tinta, Blow Lamination ou Fox Eyes?

mulher penteando a sobrancelha

Existem diversas técnicas para valorizar sua sobrancelhas, desde de procedimentos semi-permanentes até aqueles que duram só algumas semanas (ou dias).

Continua após a publicidade

A henna é uma técnica que age na superfície e tinge a pele abaixo dos pelos para preencher falhas entre os fios. A henna tem menor durabilidade e visual mais chapado, diferente da micropigmentação, porém é um produto natural. 

A tinta (de cabelo), segundo o dermatologista Daniel Cassiano, apesar de fragilizar a haste do fio, dificilmente irá causar sua quebra. Por isso, ele não vê problema em seu uso. Já a especialista em dermatocosmética Fernanda não recomenda a aplicação: “A tinta acaba manchando um pouco a pele abaixo dos fios, mas ela possui muitos agentes químicos que não são saudáveis para a pele e para os pelos, pois são uma agressão química a eles”.

Uma novidade que vem ganhando o coração das mulheres esse último ano, combinando com a tendência despojada dos dias atuais é a técnica brow lamination “É um processo químico semi-permanente, que dura de 3 até 8 semanas e totalmente indolor (se feito da forma correta). Promove o alinhamento dos fios, ficam mais maleáveis, então, conseguimos pentear para o lado que quiser e proporciona sobrancelhas com aspecto wild, fluffy, selvagem e bem natural que está super na moda”, conta Beatriz. Porém o procedimento não está liberado para todas pessoas. Ele não é indicado para pessoas tenham a pele sensível ou estejam com a pele muito sensibilizada devido a ácidos ou limpeza de pele. Alérgicos a esmalte também não devem se submeter e gestantes somente com com autorização médica. 

Outro procedimento, um pouco mais ousado, que vem caindo nas graças de modelos e artistas internacionais é o Fox Eyes. A promessa é de um olhar mais elevado e sexy. “A técnica de levantar a cauda das sobrancelhas com a micropigmentação já vem sendo utilizada em alguns casos para elevação do olhar. Porém nem todas as pessoas tem indicação para este tipo de procedimento, sendo necessário uma avaliação facial. Em muitos casos, há necessidade de pequenas intervenções cirúrgicas e fios de sustentação além do uso da toxina butolínica. É sempre viável avaliar a verdadeira indicação para tais procedimentos, tendo em vista que nem todos os rostos combinam com o mesmo estilo de sobrancelhas. O bom senso do profissional é de extrema importância para que a paciente tenha um resultado realmente satisfatório” explica Deise Damas.

Os benefícios e riscos da maneira do design

Pinça, cera, linha… Existem diversas formas de tirar aqueles pelos extras e realçar ainda mais a forma natural das suas sobrancelhas. Mas qual é o mais indicado?

Continua após a publicidade

A pinça, o método mais tradicional e conhecido do desig,n é um pouco dolorido, mas permite que você passe um tempo mais longo longe do instrumento por conta da demora do nascimento dos pelos. Mas cuidado! O doutor Daniel Cassiano informa que, com o tempo, aqueles pelos que sempre são tirados podem parar de nascer. “A epilação repetida com pinça traumatiza o folículo e provoca uma inflamação crônica, que interfere no crescimento do pelo.”

A cera também possui um grande número de adeptas. O “puxãozinho” é rápido e causa uma pequena dor, porém é preciso ficar atento. Caso não seja feito de maneira correta, a pálpebra pode ficar mais caída com o tempo. ” Qualquer método com cera, linha ou pinça pode deixar as pálpebras flácidas se forem executados de forma incorreta. O que causa a flacidez são os movimentos repetitivos, então o melhor é sempre puxar apenas uma vez a cera, mantendo a pele esticada”, explica Roberta Padovan.

Já a linha (conhecida também como epilação com linha) é uma das melhores opções quando o assunto é design de sobrancelha, segundo Beatriz. “Não causa flacidez ou queimaduras, e diminui e afina a produção dos pelos na região. A linha costuma ser 100% algodão, tendo a capacidade de arrancar o pelo pela raiz, inclusive os fininhos e difíceis de serem removidos”.

O design das sobrancelhas ao longo dos anos

As modas vêm e vão, e é claro que o design dos fios acompanharam essas mudanças ao longo das décadas. Vera Fischer, atriz renomeada por estrelar diversas novelas que bombaram no Brasil como Laços de Família ou O Clone, adotou as queridinhas de cada década (e diga-se de passagem, arrasou em todas fases!).

Anos 60

A década foi marcada por um design com os fios curtos e bastante alinhados. A sobrancelha tinha o comprimento mais longo e era bem arqueada.

Continua após a publicidade
View this post on Instagram

A post shared by Vera Fischer 🎥🎭 (@verafischeroficial)

Anos 70

Naturais, as sobrancelhas seguiam seu desenho original, limpava-se apenas os cantos externos e manter a base da sobrancelha cheia.

View this post on Instagram

A post shared by Vera Fischer 🎥🎭 (@verafischeroficial)

Anos 80 

Um modo mais “chamativo” de sobrancelhas completou os anos 80. A moda eram sobrancelhas mais grossas, com alguns fios rebeldes

View this post on Instagram

A post shared by Vera Fischer 🎥🎭 (@verafischeroficial)

Continua após a publicidade

 

Anos 90

Um visual mais natural tomou conta. As sobrancelhas eram “limpas” mantendo seu formato natural

View this post on Instagram

A post shared by Vera Fischer 🎥🎭 (@verafischeroficial)

Anos 2000

As sobrancelhas finas e arqueadas voltaram com tudo nessa época, sendo febre entre diversas celebridades

View this post on Instagram

A post shared by Vera Fischer 🎥🎭 (@verafischeroficial)

2010 em diante

Desde 2010 não houve uma tendência específica pois a moda é abraçar o formato natural de seus fios, focando na harmonização do rosto de cada indivíduo. Técnicas como a micropigmentação surgiram para realçar o que há de mais belo em cada um: a sua individualidade.

View this post on Instagram

A post shared by Vera Fischer 🎥🎭 (@verafischeroficial)

BOA FORMA indica

 

pincel sobrancelha

Pincel Double – Maquiagem e Tintura, Belliz

sombra para sobrancelha

Duo de Sobrancelhas, Tracta

rímel incolor para sobrancelha

Mascara Incolor Cílios/ Sobrancelhas, Tracta

kit sobrancelha

Kit Sobrancelha, Belliz

 

Quer mais dicas de produtos de beleza? Conheça o Especiallistas, nossa nova marca Abril!

 

Monja Coen: capa da edição de maio de BOA FORMA
Monja Coen: capa da edição de maio de BOA FORMA (André Spinola e Castro/BOA FORMA)

Esse especial faz parte da edição de maio de 2021 de Boa Forma,
que traz a Monja Coen em sua capa.
Clique aqui para conferir os outros especiais.

 

 

Publicidade