Continua após publicidade

Conheça o Konjac, tubérculo com zero carboidratos

A nutricionista Adriana Stavro explica a importância dessa raiz vegetal que traz muitos benéficos a saúde

Por Larissa Serpa
Atualizado em 10 out 2023, 17h06 - Publicado em 26 jul 2021, 09h00

Konjac, vegetal usado no Japão, China e sudeste da Ásia há séculos, ultimamente está nas manchetes por suas muitas alegações nutricionais, mas principalmente por ajudar na perda de peso.

O que é Konjac?

Konjac é uma raiz vegetal que se assemelha a uma batata. Ele contém uma fibra solúvel chamada glucomanano (GM), que é fermentável e altamente viscosa. Esta fibra é conhecida por absorver água para formar um material semelhante a um gel e com isso retardar a digestão, diminuído a fome.

Benefícios

O GM é tradicionalmente usado na medicina chinesa e tem sido associado à:

  • prevenção da constipação
  • perda de peso
  • diminuição dos níveis de colesterol
  • controle da glicemia pós-prandial

Ela está disponível na forma suplemento (em cápsula), gelatina vegana, espessante ou emulsificante ou pode ser seco e usado como farinha para produção de macarrão

Além disso, a fibra GM funciona como um prebiótico. Ela nutre as bactérias que vivem no cólon, também conhecida como microbiota, beneficiando a digestão e prevenindo inúmeras patologias como doenças inflamatórias intestinais, efeitos antitumorais, anti-hiperglicemiante, suporte para função imunológica e perda de peso.

Continua após a publicidade

Perda de peso

A perda de peso proveniente do consumo desse tubérculo é atribuída a fibra glucomanano (GM), que retarda o esvaziamento gástrico, promovendo sensação de saciedade por mais tempo. O GM tem uma capacidade excepcional de absorver água e é uma das fibras dietéticas conhecidas mais viscosas. Ele absorve tanto líquido que uma pequena quantidade de GM adicionada a um copo de água transforma todo o conteúdo em um gel. Acredita-se que essas propriedades únicas medeiam seus efeitos na perda de peso.

Além disso, as fibras prebióticas (FP) são carboidratos não digeríveis que promovem o crescimento de bactérias benéficas no intestino (lactobacilos e bifidobactérias), que podem beneficiar a obesidade e comorbidades associadas.

ONDE COMPRAR

Interessou?

Continua após a publicidade

O tubérculo é encontrado principalmente em formato de macarrão, de fácil preparo. Veja abaixo uma indicação de Boa Forma:

konjac

Compre aqui

Publicidade