Continua após publicidade

Subtom da pele: como descobrir o seu

Identificar o subtom da pele ajuda na harmonia da maquiagem e até na escolha de peças de roupa

Por Victoria Theonila
18 jul 2021, 09h00

Na propaganda do produto, você olhou a modelo que tinha o tom mais parecido com o seu tom de pele, foi lá e comprou a base jurando que tinha acertado na escolha e quando foi testar, viu que estava totalmente errado? Isso pode acontecer também com outros produtos, como o corretivo e o pó, porque na prática, o resultado pode ser diferente por conta do subtom da sua pele. “Ao identificar o subtom de pele, a chance de não errar na coloração dos produtos é bem maior, garantindo assim maquiagens mais harmônicas e dentro do seu tom de pele”, explica a dermatologista Ketleen Conceição. 

O que é o subtom da pele?

O subtom é a cor de fundo da pele e vai além da cor primária, ou seja, o claro, médio ou escuro. Apesar disso, o subtom também é dividido em três tipos, sendo eles: frio, neutro e quente (ou oliva). “O conceito de frio, é quando a pele apresenta tons ligeiramente azulados, roxos ou rosados. Já o quente, contempla os tons de amarelo, laranja e vermelho. E o neutro é a mistura do quente com o frio e aí nesse caso, os tons costumam ser de marrom, cinza, bege e até tons de verde”, explica Conceição. 

Como identificar o seu subtom de pele?

Pode parecer complexo, mas para descobrir o seu tom de pele existem algumas formas, veja 3 opções:

Continua após a publicidade
  • pelas veias

Você pode observar a coloração das suas veias, então se elas são mais amarronzadas ou verdes, significa que o seu subtom é quente. Se as veias são arroxeadas ou azuis, o subtom é frio. Já o subtom neutro, é a mistura do azul com o verde.

  • pela reação ao sol

“Para identificar o seu subtom, observe como a sua pele fica depois que você toma sol. Se você fica mais bronzeada, o seu subtom é quente. Se a pele fica mais vermelha, o subtom é frio. E se a pele não fica vermelha ou bronzeada, o seu subtom é neutro”, completa.

  • por acessórios

Por fim, você também pode usar acessórios (pulseiras, colares, brincos…) prateados e dourados para descobrir o seu subtom. Se o prateado combinar mais, significa que o seu subtom é frio, mas se for o dourado, seu subtom é quente. Agora, se ambos combinarem, o subtom da pele é neutro. 

Além de acertar na coloração dos produtos, identificar o subtom de pele impacta também na escolha de peças de roupa, que podem valorizar mais, suavizar ou realçar a pele.

Publicidade