Continua após publicidade

Por que fazemos menos sexo no frio e como mudar essa realidade?

No inverno, a nossa libido diminui como uma consequência das baixas temperaturas e dos hábitos que desenvolvemos por conta do frio

Por Marcela De Mingo
10 Maio 2022, 08h00

Com a chegada do inverno, buscamos momentos quentes, certo? Certo, mas talvez não da forma que você imagina. Pois é, ao contrário do que se possa assumir, no inverno fazemos menos sexo – e isso é um fato comprovado cientificamente. 

POR QUE FAZEMOS MENOS SEXO NO INVERNO?

Além dos efeitos da pandemia sobre a libido de homens e mulheres, mais um fator parece interferir no desejo sexual humano: o clima. No verão, a vontade de transar aumenta com o calor, mas, no frio, essa mesma vontade diminui. 

Um artigo publicado pela revista científica The Journal of Clinical Endocrinology & Metabolism mediu a variação do hormônio testicular em 27 voluntários do sexo masculino por 17 meses. Na análise, foram avaliados os valores dos hormônios reprodutivos FSH, luteinizante (LH), testosterona, estradiol e SHBG, e o que se observou foi uma variação sazonal, principalmente do LH e da testosterona nos participantes. 

Essa queda no desejo sexual não é um resultado só das baixas temperaturas, mas também dos hábitos que adquirimos no período. “Os alimentos ricos em açúcar e carboidrato, que são os mais consumidos no inverno, podem trazer mudanças importantes no metabolismo”, explica o urologista Eduardo Leze, doutor em fisiopatologia e ciências cirúrgicas pela UERJ. “Se houver acúmulo de gordura corporal, há queda nos níveis de testosterona.”

Continua após a publicidade

É por isso que o médico explica que o primeiro passo para reverter essa queda na libido é diminuir a gordura corporal. Como? Mantendo uma rotina de atividades físicas aeróbicas mais intensas somadas à musculação. Cada atividade traz diferentes benefícios à saúde, mas um dos resultados finais é, sim, o aumento da libido. 

3 DICAS PARA AUMENTAR A LIBIDO NO INVERNO

Ok, se já sabemos que o inverno interfere tanto na nossa vida e no nosso desejo sexual, vamos pensar em como reverter esse processo? O primeiro passo já foi dado pelo médico: fazer exercícios físicos e manter a rotina de práticas mesmo com a preguiça de levantar da cama batendo nas alturas. Agora, vamos a outras ideias para isso: 

1.Atenção à vitamina C

Continua após a publicidade

A saúde do corpo está conectada ao nosso desejo sexual. Afinal, se você está lidando com gripes e resfriados é óbvio que o sexo vai ser a última coisa na sua lista, certo? Até mesmo rinites e sinusites podem diminuir a vontade de transar, portanto, uma ideia é reforçar a imunidade com uma boa alimentação, rica em legumes e verduras e com frutas abundantes em vitamina C. 

2.Pegue leve com os açúcares e carboidratos

O Dr. Eduardo já deu a letra para a segunda dica alguns parágrafos acima: a nossa alimentação durante os meses frios interfere na nossa libido. Especificamente no caso dos homens, eles diminuem os níveis de testosterona no organismo, o que interfere no desejo sexual. A ideia, claro, não é banir esses alimentos da dieta, mas pegar leve no seu consumo, já que ele costuma aumentar no inverno. 

3.Tome sol

Continua após a publicidade

Sim, nós sabemos que parece contraintuitivo tomar sol no inverno. Porém, a vitamina D também é de extrema importância para o organismo e ela é, em boa parte, gerada a partir do contato do corpo com a luz solar. Assim como a vitamina C, essa substância tem uma importância essencial para o nosso sistema imunológico e o bom funcionamento do organismo – ou seja, também garante um corpo saudável e uma libido em dia!

Publicidade