Continua após publicidade

Como descobrir seu subtom de pele?

Além do tom de pele, o subtom deve ser levado em consideração na hora de escolher a maquiagem e roupas para melhor harmonização

Por Amanda Ventorin
19 Maio 2022, 10h00

Quem nunca errou o tom de base na hora de comprar um produto novo? Muitas vezes adquirimos produtos de maquiagem baseado em indicações de conhecidas que possuem o mesmo tom de pele, mas as vezes aquela mesma cor não funciona para gente. Por que?

Embora os tons de pele sejam uma coisa, os subtons são algo totalmente diferente que pode, muitas vezes, interferir no resultado final da maquiagem. De acordo com o maquiador de celebridades Robert Sesnek, enquanto os tons de pele variam de muito profundo a muito claro, o subtom refere-se à tonalidade que está dentro dessa cor. “Seu tom de pele pode mudar ao longo do ano (um tom ou dois mais profundo no verão ou talvez mais claro ou mais claro nos meses de inverno), mas seu tom nunca muda”, diz ele.

TOM X SUBTOM 

A maquiadora Cris Oliveira explica que, quando se trata de tons de pele, temos a classificação de pele clara, morena ou negra. Já o subtom é o pigmento secundário que é classificado em: neutro, quente ou frio. E suas combinações de tom e subtom são infinitas. Por exemplo, a pele negra pode ter subtom frio, quente ou neutro.

“É primordial saber qual o seu subtom de pele para não errar na hora da make! Tendo um autoconhecimento da pele é possível fazer uma composição mais harmônica na maquiagem, acertando no tom da base, nas cores da sombra, do batom e do blush. Além disso, também é possível escolher a paleta de cor certa para compor seus looks e escolher os acessórios que mais combinam com você. Dá para perceber que quando uma pessoa com um subtom quente opta por tons frios, não fica legal, a pele fica com um aspecto de embaçada” compartilha. 

TIPOS DE SUBTOM

  • NEUTRO

O subtom neutro é a união do quente e do frio, gerando assim pigmentos marrons, bege, cinza e verde. Pessoas com características de tonalidades neutras podem escolher o dourado e o prata, ambos ficam bons.

Continua após a publicidade
subtom neutro de pele
(Natalia Mantini / Refinery29 for Getty Images/Getty Images)

 

  • QUENTE

As peles com subtom quente encontramos pigmentos amarelados, avermelhados, alaranjados e dourados.

subtom quente
(Tim Robberts/Getty Images)
  • FRIO

Já em peles de subtom frio, os pigmentos presentes são os azulados e rosados.

subtom frio
(Hinterhaus Productions/Getty Images)

 

COMO DESCOBRIR SEU SUBTOM DE PELE

Existem profissionais qualificados para fazer esse tipo de teste. Na avaliação, o tom e o subtom são analisados sem interferência de maquiagem e cores. Geralmente se utiliza as quatro estações do ano como base e ao final do teste a pessoa descobre qual a sua estação e recebe uma cartela com todos os tons que mais combinam com ela. A partir da cartela é possível definir a tonalidade para comprar maquiagem, roupas e acessórios.

Já para quem quer descobrir qual o subtom por conta própria, a forma mais eficaz é testar com um tecido dourado e com um tecido prata. Coloque uma regata branca (e tire toda maquiagem!), sem seguida coloque o tecido ao redor do pescoço cobrindo os ombros e então será possível verificar qual tecido deixa a sua pele com mais viço e mais brilho e qual deixa a sua pele com um efeito embaçado.

 

Publicidade