Bebeu demais? Dormiu pouco? Veja como lidar com os excessos do Carnaval

Bebeu demais, dormiu pouco e tomou muito sol? Saiba como agir para amenizar os sintomas

Exagerou na folia de carnaval ? Veja o que você pode fazer se: 

1 – Bebeu demais 

 (kzenon/Thinkstock/Getty Images/Thinkstock/Getty Images)

O álcool, como você deve saber, causa desidratação. “Então seu consumo excessivo terá um efeito maior em nosso corpo. Um dos sinais é a constante vontade de urinar e boca seca”, explica a nutricionista Amanda Joanni Maffei, da Estima Nutrição

Para amenizar os efeitos da ressaca, ela recomenda caprichar na água. Até quando você estiver no bloco, viu? O correto é que a cada um copo de bebida alcóolica, você tome um do líquido. 

Mas não é só internamente que a substância pode ser prejudicial. A sua pele também sofre! Ela geralmente fica mais ressecada por conta da desidratação, e você terá mais chances de acordar com olheiras no dia seguinte. “Para suavizar o problema, é importante fazer compressas geladas. Dá para utilizar água termal gelada, soro fisiológico gelado ou chá de camomila gelado”, diz a dermatologista e tricologista Damaris Ortolan, da Sociedade Brasileira de Dermatologia (SBD).

Depois da compressa, use um creme hidratante bem potente para a região dos olhos e massageie, fazendo movimentos circulares. Isso ajuda a melhorar a circulação no local e diminui o inchaço. Se o creme tiver um brilho e efeito glow, melhor ainda! Após hidratar, aplique o corretivo. “E evite produtos com toque muito seco, pois eles deixam qualquer ressecamento mais evidente”, continua a médica. 

2 – Dormiu pouco

Mulher na cama após horas de sono

Para melhorar a sua disposição depois de uma noite mal dormida, é necessário apostar, principalmente, em alimentos que são fonte de vitaminas do complexo B. Eles fornecerão mais energia. 

Então, capriche nas folhas verdes escuras, aveia, gema de ovo, feijão, carnes e peixes. E deixe os carboidratos em segundo plano. “O excesso de insulina tem como efeito rebote a sonolência. Outra fonte importante de energia é apostar nos ácidos graxos como abacate, azeite, amêndoa, nozes e ômega 3”, afirma Amanda.

Além disso, compre alguns itens energéticos no mercado antes da festa. São eles: açaí natural, água de coco, banana, chocolate amargo, café, chá verde, guaraná e ginseng.

Agora se o problema forem as olheiras causadas pelo cansaço, os procedimentos são semelhantes aos já descritos. “Nesse caso, compressas geladas com cafeína e antioxidantes são excelentes. E até de chá verde”, diz Damaris. Lembre-se de hidratar com produtos que contenham antioxidantes e agentes tensores. “Ou aqueles com o ‘efeito Cinderela’, que promovem firmeza e brilho imediatos”, continua.  

3 – Tomou muito sol 

Como conseguir um bronzeado saudável

 (nd3000/Thinkstock/Getty Images)

A gente sabe: tomar sol e ficar com aquele bronzeado do verão é bom, mas também é perigoso. Quando em exagero, os raios solares causam o mesmo efeito do álcool: a desidratação. Imagina se você combinar os dois então? “Nosso corpo perde água e eletrólitos, como os minerais. Para repor essa perda, é necessário consumir bastante líquido (de 35 a 50 ml/kg) e alimentos que contêm água na sua composição”, diz a nutricionista. Dá-lhe melancia, melão, suco de limão, água de coco natural e vegetais! 

Já a pele fica vermelha e ressecada, e o perigo de insolação é iminente. Se você passar do ponto, vai ter que utilizar um hidratante com efeito calmante. Muita gente deixa eles na geladeira (não precisa ser a de skincare não viu, pode ser a normal) para que o efeito refrescante seja potencializado. Depois, ainda é preciso borrifar água termal ou bruma. “E é muito importante caprichar no protetor solar para que a lesão não piore”, alerta a dermatologista.

E como lidar com as espinhas pós-sol? “Tomando muita água e se alimentando de forma saudável. Use um bom sabonete para pele oleosa e um tônico adstringente pela manhã e ao deitar”, afirma Damaris. Usar um protetor solar com toque seco ajuda a evitar manchas de acne. 

4 – Comeu fritura demais 

 (Pexels/Pexels)

A fritura é fonte de gordura, e isso interfere no sistema digestivo. Por serem alimentos de digestão mais lenta, eles podem alterar o pH do estômago. E aí causar desconfortos e azias. “Para isso, chás como de boldo, espinheira santa, alecrim, dente-de-leão (não vale adoçar hein!), são ótimos. Além disso, ingira ingredientes em jejum que possuem enzimas digestivas como o abacaxi, que tem a bromelina; e o mamão, que contém a papaína e o aloe vera”,  explica Amanda. 

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  1. Laisa Oliveira

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