Diferentes texturas de batom: cada uma tem a sua graça

O batom nosso de cada dia se multiplicou e hoje você encontra esse item da maquiagem em diversos acabamentos: cremoso, mate, com efeito laqueado e metalizado. É só escolher!

Brilho metalizado

Foto: Pablo Saborido

O batom metalizado voltou a aparecer nas passarelas e pode ir às ruas se a sua intenção é dar destaque à boca. Versátil, vem em tons clarinhos (coral e cor-de-rosa) e em nuances vibrantes (vinho e violeta). Para chegar ao tom da foto, Eliezer Lopes, maquiador de São Paulo, que criou os looks desta reportagem, usou um truque: passou o batom uva Up The Amp, da M.A.C, que é cremoso, e por cima dele o Velvet Matte Lip Pencil, na cor Tender Night, da Nars, que garantiu o efeito metálico.


A febre da boca mate

Diferentes texturas de batom: cada uma tem a sua graça

Foto: Pablo Saborido

A textura seca e opaca chegou por aqui e roubou o coração das brasileiras – hoje o batom mate é um páreo duro ao cremoso. “Não borra nem escorre pelas ruguinhas da boca”, fala Eliezer Lopes. O pink da foto é o Rouge Allure Velvet, cor La Rafinée, da Chanel. Eliezer usou um lápis labial para definir o contorno e o arco do cupido (e, se precisar, até aumentar os lábios), mas você pode aplicar o batom mate da forma tradicional ou até mesmo com os dedos, dando batidinhas, até pegar o jeito. A pele também é mais aveludada, sem iluminador, apenas com base mais sequinha e corretivo. Para criar um contraste de texturas, Eliezer optou por usar gloss nas pálpebras, o que dá um acabamento plastificado, outra tendência.


Cremoso com algo a mais

Diferentes texturas de batom: cada uma tem a sua graça

Foto: Pablo Saborido

O tradicional batom cremoso tem espaço cativo em qualquer nécessaire feminino. Nesta temporada, os tons vivos de laranja e tomate são os destaques. A boca ombré, um degradê de duas cores, também apareceu nos desfiles. Aqui, Eliezer Lopes apostou em mais uma tendência, o contraste de texturas, e usou no centro da boca o batom cremoso Morange, da M.A.C, e o mate Ruby Woo, da mesma marca, no contorno. “A cor mais clara no meio é um ótimo truque para dar a impressão de lábios maiores”, fala Eliezer. “Para complementar, sugiro blush líquido, que garante uma cor de saúde às bochechas, e máscara para cílios preta”, diz a maquiadora Patrícia Martinelli, também de São Paulo.
 

Hidratação e cor suave

Diferentes texturas de batom: cada uma tem a sua graça

Foto: Pablo Saborido

Sabe aquele dia que você quer um visual natural, fresco, sem muita complicação? Vá de balm! Hidratantes labiais, com ou sem cor, deixam um brilho suave nos lábios sem o toque pegajoso do gloss. Aqui o maquiador Eliezer Lopes ousou um tantinho e aplicou com o dedo um batom uva (o Rouge Volupté, cor Exquisite Plume, de Yves Saint Laurent) apenas no centro dos lábios. “Para combinar, faça uma pele iluminada, de preferência com produtos cremosos, que dão esta impressão de frescor”, ensina. Ele também sugere dispensar a base e optar por BB cream, que garante cobertura mais leve, além de corretivo e iluminador. Nos olhos, passe apenas rímel marrom para não pesar.


Efeito laqueado

Diferentes texturas de batom: cada uma tem a sua graça

Foto: Pablo Saborido

Se você já aderiu à boca vermelha, está na hora de dar um passo além, especialmente em ocasiões especiais. Estamos falando da boca com cor vibrante e efeito laqueado, um acabamento conquistado com batom líquido e uma camada de gloss por cima (ou apenas o gloss vitrificado, sem glitter). Patricia usou o Rouge Allure Extrait de Gloss, cor Excés, da Chanel, e uma camada de gloss transparente por cima. “Antes, faça o contorno da boca com um lápis labial da mesma cor do batom. Também existem lápis transparentes, que definem o desenho e impedem que o batom escorra”, conta Eliezer.

Comentários
Deixe um comentário

Olá, ( log out )

* A Abril não detém qualquer responsabilidade sobre os comentários postados abaixo, sendo certo que tais comentários não representam a opinião da Abril. Referidos comentários são de integral e exclusiva responsabilidade dos usuários que escreveram os respectivos comentários.

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

w

Conectando a %s