BOA FORMA responde Vamos atrás dos melhores especialistas para tirar suas dúvidas

Quais os benefícios das berries?

Por Amanda Panteri Atualizado em 30 Maio 2021, 14h32 - Publicado em 4 jun 2021, 19h00

Uva-passa, morango, framboesa, cranberry, cereja, mirtilo, ameixa… Muitas são as chamadas berries, frutinhas que carregam potentes efeitos antioxidantes. “Possuem substâncias que auxiliam no combate aos radicais livres, evitando o envelhecimento precoce”, explica Netto Bragato (@netobragatto), fundador da Ingredientes Online (@ingredientesonline). 

Além disso, as passas, por exemplo, são boas fontes de fibras, que auxiliam no controle da saciedade; e de ferro, que ajuda no combate à anemia. 

Já o cranberry destaca-se por sua capacidade medicinal. Ele ameniza infecções e previne doenças, principalmente as de trato urinário, como a cistite. A frutinha é muito rica em uma substância chamada proantocianidina, que chega a ser 15 a 25 vezes mais potente que a vitamina E!

Por fim, a ameixa, que é mais conhecida por ser uma aliada no combate à prisão de ventre, é também um exemplo de alimento com características antioxidantes. A maior parte de seus benefícios pode ser melhor aproveitada na versão desidratada da fruta, ou seja, na ameixa seca. É um alimento rico em fibras, principalmente na pectina, que estimula a sensação de saciedade, segurando a fome por mais tempo.

Continua após a publicidade
Publicidade