Imagem Blog

BOA FORMA responde

Vamos atrás dos melhores especialistas para tirar suas dúvidas
Continua após publicidade

Existe jeito certo de lavar o rosto?

Por Amanda Panteri
31 Maio 2021, 19h00

Este é o momento para deixar a preguiça de lado e se dedicar a uma das etapas mais importantes do skincare: lavar o rosto! Parece simples, mas o processo pode envolver muitos erros. “Não enxaguar o suficiente, secar com uma toalha suja, deixar o sabonete facial ou espuma de limpeza por muito tempo sobre a pele e usar água quente são alguns deles”, exemplifica a dermatologista Andrea Frange (@andrea_frange), parceira da marca Ricca (@mundoricca). Ela dá o passo a passo para uma limpeza correta. Confira:

Tenha todos os itens necessários em mãos

“Você precisa de uma espuma de limpeza com textura suave; uma escova facial com cerdas macias; e uma toalha de algodão, que será reservada apenas para secar o rosto, sem contato com resíduos de outros produtos, como shampoo e condicionador. Recomendo também o uso de uma faixa de cabelo para evitar que os fios atrapalhem ou caiam sobre o rosto durante a limpeza”, indica Andrea.

Como lavar o rosto corretamente?

  •     Depois de remover toda a maquiagem com água micelar ou lenços de limpeza, umedeça o rosto com água corrente;
  •     Aplique um pouco de espuma de limpeza sobre a mão, a quantidade deve ser equivalente a uma moeda;
  •     Passe a espuma sobre o rosto umedecido e com a ajuda da escova facial, faça movimento circulares em toda a área por aproximadamente 1 minuto;
  •     Enxágue muito bem para tirar todo o produto da pele;
  •     Seque o rosto com a toalha, apertando-a levemente, sem esfregá-lo;
  •     Depois, basta seguir com as outras etapas de cuidado, como hidratação e proteção.

“O processo de lavar o rosto é importante para evitar o entupimento dos poros por conta do sebo acumulado, resíduos de poluição e impurezas. Mas deve ser realizado apenas duas vezes ao dia, pela manhã e à noite. Caso contrário, pode provocar o efeito rebote, agravando quadros de ressecamento, descamação e irritação em peles secas. Ou aumentando a produção de sebo em peles oleosas”, alerta.