Imagem Blog

BOA FORMA responde

Vamos atrás dos melhores especialistas para tirar suas dúvidas
Continua após publicidade

A hipertensão pode afetar a visão?

Por Amanda Panteri
7 Maio 2021, 19h00

A resposta é sim! Nosso sangue é bombeado do coração para as artérias do corpo com uma força natural, mas os vasos sanguíneos exercem uma certa resistência, o que chamamos de pressão arterial. Quando essa pressão sobe além do considerado ideal (a chamada hipertensão), podem surgir doenças cardíacas e vasculares. 

Para os olhos, o problema pode significar Retinopatia Hipertensiva: um edema no nervo óptico, ou seja, o entupimento da veia da retina. Isso prejudica a visão e, se não tratado, leva até à sua perda!

A oftalmologista Keila Monteiro de Carvalho explica que o edema, ou inchaço no nervo óptico, “compromete seriamente a visão, atrofiando a vascularização da região e deixando o paciente a enxergar vultos”. A especialista ressalta ainda que a Retinopatia Hipertensiva é uma doença silenciosa: muitos pacientes não têm sintomas, ou quando notam algum (sensibilidade à luz, visão embaçada, dor de cabeça, perda da visão central ou periférica) já estão em graus avançados da enfermidade. “Por isso, realize de tempos em tempos as consultas oftalmológicas para avaliação e diagnóstico precoce”, lembra.