Imagem Blog

BOA FORMA responde

Vamos atrás dos melhores especialistas para tirar suas dúvidas
Continua após publicidade

O que é crononutrição?

Por Marcelo Sady
3 set 2021, 09h00

Recentemente, pesquisadores do Japão descobriram que o consumo de proteínas no café da manhã aumenta o tamanho e a função muscular em camundongos e humanos, lançando luz sobre o conceito de ‘Crononutrição’ que lida com o momento do dia para melhorar alimentação a fim de garantir a saúde dos órgãos. Nesse conceito, o momento em que você come é tão importante quanto o que e como você come.

A razão por trás disso é o relógio biológico interno do corpo, chamado de ‘ritmo circadiano’. Esse ritmo é seguido por todas as células e controla as funções vitais, como o metabolismo e o crescimento. Genes que regulam nosso ciclo circadiano são capazes de definir até quando nós devemos nos alimentar para influenciar o resultado do emagrecimento, manutenção de peso e hipertrofia. Curiosamente, descobriu-se que a digestão e a absorção de proteínas flutuam dia e noite de acordo com este relógio. Além disso, estudos anteriores relataram que a ingestão de proteínas no café da manhã e almoço promove o crescimento do músculo esquelético em adultos. Os pesquisadores, nesse estudo, observaram que a ingestão de proteínas no café da manhã induziu um aumento no crescimento muscular, determinado pela avaliação da hipertrofia induzida do músculo plantar na perna, quando comparada com os efeitos da ingestão de proteínas no jantar.

RESPONDIDO POR:

DR. MARCELO SADY: Pós-doutor em genética com foco em genética toxicológica e humana pela UNESP- Botucatu, o Dr. Marcelo Sady possui mais de 20 anos de experiência na área. Speaker, diretor Geral e Consultor Científico da Multigene, empresa especializada em análise genética e exames de genotipagem, o especialista é professor, orientador e palestrante. Autor de diversos artigos e trabalhos científicos publicados em periódicos especializados, o Dr. Marcelo Sady fez parte do Grupo de Pesquisa Toxigenômica e Nutrigenômica da FMB – Botucatu, além de coordenar e ministrar 19 cursos da Multigene nas áreas de genética toxicológica, genômica, biologia molecular, farmacogenômica e nutrigenômica.