Imagem Blog

Saúde no Trabalho, com Bianca Vilela

A fisiologista do exercício Bianca Vilela dá dicas de exercícios e abordagens para melhorar a saúde no trabalho
Continua após publicidade

Você tem feito xixi com frequência?

Por Bianca Vilela
29 abr 2021, 09h00

Você tem feito xixi com frequência? O hábito tão importante (sobretudo para mulheres) tem sido adiado durante dias em que as reuniões acontecem uma atrás da outra. Mas essa é uma questão extremamente nociva à saúde — e precisamos falar sobre ela.

Antes de mais nada, não podemos deixar de lado o fato de que o home office influenciou as nossas rotinas. Muitas pessoas, por exemplo, perderam o hábito de encher suas garrafinhas de água ao longo do dia. Afinal, estamos trabalhando horas e horas em frente ao computador, emendando uma chamada de vídeo com outra. Não é exagero dizer que, muitas vezes, trabalhamos até mais em casa, não é? Dessa forma, se não temos tempo nem para beber água, não é difícil deixarmos de fazer xixi

Riscos de segurar o xixi

Conversei com Dr. Fabiano Elisei Serra, médico ginecologista do Hospital Pérola Byington, Centro de Referência da Saúde da Mulher, para saber quais os riscos de reter a urina:

  • 1 – Infecção de urina

Infecção de urina é o primeiro risco por conta da proliferação bacteriana. Toda vez que a mulher faz xixi, a uretra é higienizada pela saída da urina. Mas quando há retenção urinária, o risco das bactérias subirem até a bexiga é maior, podendo causar infecção.

Continua após a publicidade
  • 2 – Volume residual de xixi

Toda vez que a bexiga fica muito cheia, ocorre a sua hiperdistensão. Com o tempo, a bexiga perde a força na hora de empurrar a urina e eliminá-la por completo, o que pode deixar um volume residual no órgão. Exatamente como uma bexiga de aniversário, vamos enchendo-a a ponto de ficar muito estendida. E quando esvaziada, fica flácida e cheia de pequenas bolsinhas, nas quais urina pode ficar parada, acumulando bactérias. Por isso, não vacile, preste muita atenção no que o seu corpo está te dizendo.

  • 3 – Pedras no rins

Essa situação é bem mais rara de acontecer, mas a retenção de urina pode, eventualmente, aumentar o volume de pedras e o desconforto da paciente. 

Você tem feito xixi com frequência?

De acordo com Fabiano, um adulto saudável urina de 4 a 8 vezes ao dia, mais ou menos a cada duas ou três horas. Mas isso pode variar bastante, devido a inúmeros fatores, como a quantidade de líquido ingerido, rotina de atividade física (porque o líquido eliminado pelo suor pode fazer com que a pessoa urine menos), uso de algum medicamento e problemas de saúde, como diabetes.

Continua após a publicidade

Vai fazer xixi!

Se está difícil parar e ir fazer xixi, lembre-se que a sua saúde é tão importante quanto o seu trabalho (na verdade, mais). 

Comece enchendo a sua garrafinha de água ou colocando um despertador de hora em hora para tomar um copo de água. Faça uma conta simples: pegue 35 ml e multiplique pelo seu peso corporal. O resultado é a quantidade de água que você deve tentar ingerir para o seu bem-estar geral. Por exemplo: 35ml x 75kg = 2.625 ml (2,6 litros). 

Então, na hora que sentir vontade de fazer xixi, vá fazer! Qualquer coisa, previna-se: se achar que uma reunião vai durar muito tempo, vá ao banheiro antes de começar. Qualquer coisa, crie outro alerta ou um intervalo na sua agenda a fim de garantir um tempinho para o xixi. Mas eu sei que, na maioria das vezes, a gente é que acaba esquecendo dela por dar mais atenção a outras coisas. Só que nada é mais importante que a nossa saúde, tenha isso sempre em mente. 

Continua após a publicidade

BIANCA VILELA é mestre em fisiologia do exercício pela Unifesp (Universidade Federal de São Paulo), palestrante e produtora de conteúdo. Desenvolve programas de saúde in company em grandes empresas por todo o país há mais de 15 anos. Na Boa Forma, fala sobre saúde no trabalho, produtividade e mudança de hábitos. Instagram: @biancavilelaoficial 

Publicidade