Conexão Japão, por Lilian Sanpei Lilian Sanpei mora no Japão há mais de duas décadas e escreve sobre saúde e estética integrativa

Benefícios do chá verde

Conheça a Terapia do Chá Japonês e entenda porque o produto é excelente para a beleza e a jovialidade

Por Lilian Sanpei 4 out 2021, 17h40

Estudar e pesquisar a importância da Terapia dos Chás para saúde e qualidade de vida japonesa tem sido de grande importância para nosso instituto aqui no Japão. Além dos ricos e inúmeros benefícios para saúde mental e emocional, os chás compõem alguns dos segredos da longevidade e jovialidade dos japoneses.

TERAPIA DO CHÁ JAPONÊS

A tradicional Cerimônia do Chá no Japão busca servir seguindo os princípios do respeito, harmonia e purificação da alma. Trata-se de uma arte, uma filosofia de vida milenar com lindos significados.

“É estar em harmonia plena com a natureza, e também com a própria vida, criando uma atmosfera de paz em torno de si.”

Os japoneses priorizam muito ter a pele jovial e saudável. O chá verde, por ser abundante em antioxidantes, favorece a saúde e a qualidade da pele, prevenindo o envelhecimento precoce. De acordo com o professor e pesquisador TORU FUSHIKI, da UNIVERSIDADE RYUKOKU JAPAN, o chá-verde combate a ação de radicais livres e o consequente estresse oxidativo.

O EFEITO ANTIOXIDANTE DO CHÁ VERDE

O chá verde é fonte de flavonoides bioativos com potente atividade antioxidante. Entre os efeitos benéficos das terapias antioxidantes está a atenuação das consequências deletérias dos radicais livres.  Além da ação antioxidante, o chá verde tem ação anti-inflamatória e protege a pele do envelhecimento precoce. Os antioxidantes do chá verde são ótimos para a saúde da pele, mas também são poderosos aliados para a saúde do organismo. 

PREVENÇÃO DE RISCOS CARDIOVASCULARES

Continua após a publicidade

São inúmeros os estudos científicos publicados sobre o chá verde. Vários concluíram que o consumo de chá verde é benéfico contra os riscos cardiovasculares. Esta ação positiva estaria associada à composição excepcional em catequinas – polifenóis conhecidos pelo seu forte poder antioxidante, no combater o stress oxidativo, os danos causados pelos radicais livres e o envelhecimento celular.

CHÁ VERDE: alimento funcional

Alimentos funcionais são aqueles que, além das qualidades nutricionais, contêm substâncias que ajudam na diminuição dos riscos de algumas doenças crônicas. Por seus componentes ativos, eles são considerados promotores de saúde, podendo influenciar na qualidade e expectativa de vida das pessoas. De acordo com os compostos bioativos do chá verde e a sua potencial capacidade de promover benefícios à saúde, diversos estudos demonstram que o mesmo deve ser considerado um alimento funcional.No Japão, o chá verde além de ser um alimento funcional , é considerado a bebida mais importante até os dias de hoje.

COMO PREPARAR O CHÁ VERDE

O preparo do chá verde deve ser feito cuidadosamente considerando a quantidade e o tempo de infusão. É preciso 1 colher rasa do chá para cada xícara de água em ebulição, deixando-se em infusão por quatro a oito minutos. O consumo diário de 1 a 2 xícaras de chá promove efeitos terapêuticos.

 A integridade cutânea, a saúde e a longevidade vão depender da rotina diária durante a vida. 

LILIAN  SANPEI, empresária , CEO BIHADA JAPAN, pesquisadora na área de Estética, Beleza e Terapias Integrativas e Qualidade de vida e Saúde da Mulher.

  • Continua após a publicidade
    Publicidade