Lilian Sanpei: nova colunista da Boa Forma Conexão Japão, por Lilian Sanpei Lilian Sanpei mora no Japão há mais de duas décadas e escreve sobre saúde e estética integrativa

Jovialidade e cuidados com a pele Madura 

No Japão, a preocupação em manter a saúde e integridade da pele, do organismo e a longevidade é essencial e fundamental desde os tempos antigos. 

Por Lilian Sanpei Atualizado em 3 nov 2021, 14h57 - Publicado em 4 nov 2021, 09h00

No Japão é valorizada há milênios a beleza limpa , íntegra e saudável. É indiscutível que a aparência das mulheres japonesas estão entre as mais joviais do mundo. Sua rotina une os cuidados físico, emocional e mental, levando essa tríade sempre junta.

Cuidados essenciais na fase madura 

A pele sofre alterações nocivas cumulativas que resultam em um declínio das funções fisiológicas em equilíbrio devido à passagem do tempo e de acordo com a rotina de vida de cada indivíduo.

O maior órgão do corpo humano também sofre mudanças de características com o passar dos anos – é o que chamamos de envelhecimento intrínseco: aquele que ocorre naturalmente com a passagem do tempo.

O avanço do envelhecimento cutâneo irá  depender da qualidade de vida que cada indivíduo tem durante a vida de acordo com seus hábitos diários.

É necessário adequar cuidados com organismo e a pele de acordo com cada fase da vida. O ritual de beleza e autocuidado é diferente aos 20, 30, 40 ou acima dos 50 anos.

Para os cuidados específicos para pele madura, é importante priorizar alimentação adequada, equilíbrio emocional, sono de qualidade, exercícios, meditação e práticas integrativas. Pare momentos do dia para respirar e para relaxar a mente.

Cuidados essenciais para pele Madura

  • Hidratação

A Hidratação cutânea é fundamental para saúde e integridade da pele..

Os produtos hidratantes constituem uma das classes mais importantes dos cosméticos, pois apresentam uma ação preventiva, principalmente contra o envelhecimento precoce. Os ingredientes hidratantes atuam principalmente na retenção da umidade interna da pele. 

Opte por produtos conscientes que contenha ativos naturais como: 

Óleo de Abacate: anti-inflamatório, balsâmico, emoliente, calmante e suavizante.

Óleo de Semente de Uva: nutritivo e suavizante.

Manteiga de Cacau: nutritivo e um poderoso hidratante para a pele.

Continua após a publicidade

Manteiga de Karité: Emoliente e hidratante intenso.

A hidratação cutânea é eficaz para manter a integridade da pele aumentando a carga hídrica e, assim, restaurando a barreira lipídica da camada córnea, proporcionando a nutrição celular.

  • Antioxidantes

É importante também investir em dermocosméticos antiglicantes e antioxidantes que atuam em combate ao envelhecimento cutâneo, devolvendo a elasticidade e promovendo a reestruturação e jovialidade da pele.

É essencial priorizar produtos com vitamina C e vitamina E, que estimulem a síntese de colágeno e elastina, além de aumentar a renovação celular promovendo o viço e a luminosidade da pele.

  • Proteja-se 

Além do uso do protetor solar com ativos antioxidantes e com cor, a Fotoproteção deve ser complementada com o uso de chapéus de abas largas, de bonés com amplas viseiras, o uso de óculos escuros e de guarda-sol, roupas com proteção UV. A Fotoproteção evita as agressões diárias que podem acelerar o envelhecimento cutâneo.

  • Equilíbrio alimentar e hábitos diários saudáveis

Alguns nutrientes, ricos em vitaminas e antioxidantes, podem ser incluídos na rotina alimentar, trazendo resultados como mais energia, calma e equilíbrio e consequente uma pele mais jovial e saudável.

Para equilíbrio do organismo: consuma grãos integrais ricos em fibras, vitamina B, selênio e magnésio.

Para estabilidade emocional: inclua cúrcuma como tempero para as refeições; chás de camomila, jasmim ou maracujá. Evite ao máximo alimentos industrializados e priorize consumir sempre os naturais e orgânicos.

Para atividade hormonal e vitalidade: aveia, sementes de linhaça, feijão-azuki, inhame, sementes de gergelim e abóbora.

Antioxidantes: frutas vermelhas como a amora, o mirtilo e a romã têm alto potencial antioxidante, chá verde, brócolis entre outros.

Contudo, deve-se ressaltar que a ingestão diária de água, cuidados com a pele, descanso e hábitos saudáveis, contribui para melhorar as funções orgânicas de forma geral, contribuindo também para uma melhor hidratação e nutrição e saúde da pele.

LILIAN  SANPEI, Empresária , CEO BIHADA JAPAN , Pesquisadora na área de Estética, Beleza e Terapias Integrativas e Qualidade de vida e Saúde da Mulher. 

Saúde da mulher nas fases da vida – Desenvolvimento Bihada Japan  

Continua após a publicidade

Publicidade