Imagem Blog

Tudo sobre Mindfulness, por Luiza Bittencourt

Continua após publicidade

Mindfulness: como isso ajuda na sua performance?

Por Luiza Bittencourt
29 ago 2021, 09h00

Atletas como LeBron James, os tenistas Novak Djokovic e Rafael Nadal, e astros da equipe do Seattle Seahawks já aderiram a prática de Mindfulness.
É ótimo para a performance esportiva, não só de atletas profissionais (alta performance), mas também os amadores. Você escuta mais seu corpo, percebe melhor sua respiração. E claro que a meditação colocada na rotina ajuda e muito, mas e quando bate uma ansiedade ou estresse na hora? Você nem sempre poderá parar, sentar e meditar em silêncio.

CONTROLE EMOCIONAL NOS ESPORTES

Além de preparo físico, praticar esportes exige alto nível de concentração, disciplina, autoconfiança e equilíbrio emocional. Para o alto desempenho esportivo, atletas das mais diversas modalidades têm buscado uma nova forma de aperfeiçoar a capacidade de autorregulação emocional, treinando a atenção ao momento presente. Durante uma partida ou torneio, a vitória ou a derrota dependem muito também do controle emocional, da capacidade de estar inteiramente no aqui e agora.

Segundo pesquisas, é possível elevar o rendimento em competições por meio das práticas meditativas

Segundo pesquisas realizadas na Universidade da Califórnia (EUA), é possível elevar o rendimento em competições por meio das práticas meditativas. Atletas que incluem tais práticas em suas rotinas de treinamentos conseguem evitar respostas automáticas e estresse elevado, além de manter o foco em seu desempenho.
Como já contei para vocês, Mindfulness não é só meditação. É viver com mais presença, é estar no momento presente sem julgamentos. Muitas vezes o corpo está em um lugar, mas a mente está em outro. Estamos correndo e pensando no que vamos comer mais tarde, na academia pensando no trabalho e por aí vai…

PRESTANDO ATENÇÃO AO CORPO

Nos cursos de Mindfulness, usamos muitas práticas que meditação que envolvem se movimentar de forma consciente andando. Viu como meditação não é sentar na posição de lótus no chão? Usamos também o corpo como objeto da prática no escaneamento corporal.

Continua após a publicidade

Existe, inclusive, um protocolo específico (MPeak) voltado para alta performance (para atletas, líderes, artistas, etc.).

E esse prestar atenção no corpo e nos movimentos pode (e deve) ser levado para o resto do seu dia. Assim, tudo que fazemos com presença é de fato uma grande meditação, inclusive o exercício físico.

Alguns estudos já demonstraram que os exercícios físicos regulares também melhoram os níveis de Mindfulness de quem os pratica. Dessa forma, podemos ter ainda mais benefícios: do próprio exercício e os benefícios do aumento dos níveis de Mindfulness.

E quais são?
Melhora da atenção, concentração, redução de estresse/ansiedade, lidar melhor com sentimentos e emoções… melhora da saúde mental de uma forma geral.

Continua após a publicidade

Do ponto de vista físico, prevenindo lesões pela melhora da consciência das sensações internas corporais e da qualidade do sono, o que ajuda na recuperação muscular.

Do ponto de vista psicológico, diminuindo as ruminações mentais (pensamentos repetitivos), melhorando o manejo do “medo de falhar” nos atos esportivos, lidando de maneira mais eficaz como o “self-talking” negativo, aquela voz interna autocrítica ou depreciativa que com frequência nos faz desistir.

Como praticar atividade física com atenção plena?

A dica é simples, não tem mistério: faça os exercícios com atenção ao momento presente o melhor que puder. Vamos ficar 100% concentrados nisso o tempo todo? Não, porque a mente divaga. Aí é só trazer a atenção de volta para o corpo e a respiração quantas vezes precisar. Outra dica valiosa (para o seu dia inteiro na verdade): evite o modo multitarefa. Evite ler, ver TV, conversar… assim, você escuta mais seu corpo e sua performance melhorará muito, aumentando ainda mais os beneficios.
Vários alunos e alunas já relataram uma melhora enorme na performance após começar a praticar Mindfulness. Uma aluna falou uma vez que nunca mais correria ouvindo música, que era uma distração desnecessária. Que era muito mais prazeroso ouvir o som do mar (enquanto caminhava na orla), prestar atenção na paisagem e que correu muito melhor, porque estava mais focada na sua respiração. Eu mesma senti muita diferença quando voltei a fazer aulas de Muay Thai. Antes era totalmente descoordenada, meus movimentos e golpes ficaram mais precisos e bem feitos.

Muitas pessoas me perguntam sobre o estado de “flow” nos esportes. Também conhecido como “estar na zona”, é um estado mental desejado, mas indescritível, de alta performance, caracterizado por uma imersão total em uma sensação de foco energizado e total envolvimento e prazer no processo da atividade. O flow é uma absorção completa no que se faz e resulta em uma perda temporária do senso de identidade, espaço e tempo. O flow também pode ser experimentado em seus momentos menos intensos de “micro-flow” durante eventos ordinários da sua semana.

Continua após a publicidade

Estar atento e estar no flow não são a mesma coisa. Mindfulness é uma “base” para o flow e aumenta a probabilidade de você entrar nesse estado. Há um ditado Zen que diz: “A iluminação é um acidente e a meditação torna você propenso a acidentes.” Com a simples intenção, você pode escolher estar atento agora, mas não pode escolher estar em flow. Não existe um “botão de ligar” o flow e costuma-se dizer que quanto mais você tenta obtê-lo, mais obscuro ele se torna. Ironicamente, muito esforço é um obstáculo para esse estado. É como tentar adormecer :você pode se preparar para dormir tocando um pouco de música e desligando as luzes, mas se continuar tentando adormecer, simplesmente não vai acontecer. Em algum ponto, você tem que confiar e deixar fluir.
Quando for se exercitar da próximo vez, já coloca em prática e depois me conta como foi!

Publicidade