Imagem Blog

Terapia e felicidade, com Priscila Conte Vieira

A psicóloga Priscila Conte Vieira (CRP 08/30418), especialista em psicologia positiva, auxilia você a ter uma vida mais leve e mais feliz!
Continua após publicidade

Nem passado, nem futuro, a vida é agora!

Por Priscila Conte Vieira
16 out 2021, 09h00

Quantas vezes você já se percebeu focado demais em acontecimentos passados ou até mesmo com preocupações exageradas sobre o futuro? Pois então! O texto de hoje é para te auxiliar a viver o momento presente e estar no aqui e agora!

“Quem vive de passado é museu”? Sim e não. É fundamental compreendermos a nossa história, aprender com o passado e compreender o que vivemos para chegarmos até aqui hoje. Porém, se ficarmos fixados nisso, não conseguimos seguir a vida e aproveitar o momento presente. Então nem tanto ao céu e nem tanto a terra, ok? 

A história pessoal, assim como a história do mundo nos auxilia e muito a viver o presente, mas precisamos olhar isso com muita atenção para não nos fixarmos no que já passou! Admirar nossas conquistas, honrar nossos antepassados, conhecer a história da nossa família, aprender com nossos erros e criar resiliência é fantástico desde que bem equilibrado.

Assim como quem se foca muito no futuro acaba se tornando muito ansioso e gera um sofrimento além do normal para o dia a dia. É claro que precisamos pensar no futuro, criar planos e metas, nos planejar e pensar a longo prazo, mas sem esquecer que o amanhã só vem depois do hoje e que se nossa mente só ficar lá, deixamos de viver o lado de cá! 

É muito fácil deixar nossa mente se perder nesses planos, mas de nada adianta só sonhar sem realizar! Sonhe, mas também faça acontecer!! Planeje, mas também aprenda a pausar e a apreciar a vida para além da sua agenda! 

O presente, olha só, essa é a única coisa que nós temos agora! O passado passou e o futuro não chegou! Então vamos com dicas para te auxiliar a viver o melhor momento de todos:

Continua após a publicidade
  • Como você está se sentindo agora mesmo?
  • Tem algo te incomodando?
  • Tem alguma forma de você se sentir mais confortável?
  • Você tem algo para fazer depois que não pode esquecer? (Se sim, anote em algum lugar para deixar a sua mente livre para estar presente)

Se me permitir, quero te levar para uma viagem dentro de você mesmo! Quero que você leia esse próximo parágrafo e faça o exercício para poder relaxar.

Se imagine em um lugar bonito, perceba os cheiros, as cores, os sons e até mesmo os sabores. Tente ver na sua mente o que tem ao seu redor e deixe a sua imaginação divagar e inventar o que ela quiser, sem julgar! Perceba a sua respiração e, aos poucos, deixe ela mais profunda e mais lenta. Solte toda e qualquer tensão que esteja no seu corpo físico e perceba os músculos relaxando e se soltando. Se qualquer pensamento vier durante esse tempo, não se apegue a ele, apenas o deixe fluir. Busque imaginar novamente aquele lugar e se concentre apenas em respirar!

Se você quiser, pode permanecer mais tempo curtindo esse lugar imaginário e viajando dentro de si! Afinal, agora você sabe que você tem o poder de controlar sua mente para curtir mais o momento presente!!

Esse pequeno exercício que fizemos foi de atenção plena, uma técnica que nos auxilia a nos desligar brevemente dos problemas externos e trazer nossa atenção para o aqui e agora, auxiliando na respiração e no relaxamento, trazendo mais calma e bem-estar!

Se você conseguir praticar a atenção plena no seu dia a dia, seja apreciando o seu banho, estando concentrado na alimentação ou até mesmo focado na sua atividade física, perceberá como é possível viver com menos estresse, ansiedade e agitação e levar uma vida mais leve, relaxada e criativa!

Continua após a publicidade

Que tal tentar pelos próximos dias? Vamos juntos nessa jornada!

_______________________________________________________________________

Oi, eu me chamo Priscila Conte Vieira, mas pode me chamar de Pri! Sou psicóloga, palestrante e mentora. Atuo na psicologia clínica, sou especialista em Psicologia Positiva, pós graduanda em Terapia Cognitivo Comportamental, master em autoconhecimento, coach de vida, practitioner em PNL e também criadora do Podcast Respira, não pira (que tal dar uma conferida lá no Spotify?!)

Estarei por aqui todas as semanas, abordando temas da Psicologia Positiva, felicidade, bem-estar e os auxiliando a serem as suas melhores versões, por meio do autoconhecimento e florescimento. Para saber mais sobre mim e me acompanhar no dia a dia, é só me seguir no Instagram! Estou por lá como @psi.priscilaconte Te vejo no próximo Sábado! Até mais <3 

Publicidade