Terapia e felicidade, com Priscila Conte Vieira A psicóloga Priscila Conte Vieira (CRP 08/30418), especialista em psicologia positiva, auxilia você a ter uma vida mais leve e mais feliz!

Quem é você além das redes sociais?

Rolar o feed incansavelmente em busca de algo que nos dê prazer é um vício

Por Priscila Conte Vieira Atualizado em 8 out 2021, 20h35 - Publicado em 9 out 2021, 09h00

No início da semana tivemos uma queda do WhatsApp, Facebook e Instagram e, apesar de ter impactado nossas vidas, vale a pena refletirmos um pouco sobre a nossa postura nas redes vs. a nossa realidade.

Não quero vir falar do óbvio, sobre o quanto somos dependentes das redes e o quanto nosso dia está pautado em cima delas, mas sim trazer alguns questionamentos sobre nós mesmos. 

Você aproveitou esse tempo “off” para fazer coisas diferentes? Encontrou novas maneiras de se comunicar? Se sentiu livre em não precisar ficar acompanhando a vida dos outros e vivendo a sua própria? Ficou nervoso em não saber o que estava acontecendo? Sentia vontade de postar coisas e não poder? 

Sabe, por vezes percebo que as pessoas parecem estar mais interessadas em registrar alguns momentos para postar nas redes sociais do que de fato curtir! Essa semana me deparei com um vídeo de um casamento, onde todos, digo, todos os convidados estavam gravando a entrada da noiva pelo celular. Eles estavam olhando a vida real através de pequenas telinhas, sendo que poderiam estar focados no momento presente, afinal, havia uma equipe de filmagens exclusivamente trabalhando para recordar esses momentos. Olhar isso me assustou muito, pois estamos falando de um momento extremamente especial e único no qual o foco estava em o que os outros achariam disso, do que de fato as pessoas que foram convidadas estavam presenciando. 

O foco no momento presente é necessário! Afinal, a vida vai muito além de uma telinha! Eu sei, hoje em dia, principalmente com a pandemia, ficamos ainda mais dependentes do mundo online, mas é fundamental conseguirmos aprender a nos desprender disso para viver o aqui e agora e relaxar a mente desses estímulos visuais! E digo isso mesmo para quem trabalha 100% online, como também é o meu caso!!

Caso você não saiba, o vício nas redes sociais têm os mesmos efeitos que o uso de cocaína no cérebro! Visto que estamos rolando o feed incansavelmente, em busca de encontrar algo que nos dê prazer, depois de vermos algo que gostamos, continuamos rolando o feed até tentar encontrar outro. Ao longo do tempo, isso vai nos gerar mais tanta alegria assim, mas se torna um vício que fica difícil de se afastar. 

Continua após a publicidade

O ponto que quero chegar é: quem é você além das redes? Como é a sua vida sem filtros? O que você gosta de fazer quando não tem sinal de wi-fi e nem 4G? Como você se diverte sem assistir Netflix ou passar horas rolando o feed? Como são os seus relacionamentos presenciais? Você conversa de fato com as pessoas ou fica checando o celular o tempo todo? Você vem dando espaço para se sentir entediado? Você está se percebendo cada vez mais ansioso e sem paciência, querendo tudo pra ontem?

Desde que a tecnologia começou a ser difundida, ela faz parte de nós e sempre fará! Mas nós não somos ela e precisamos aprender a diferenciar as coisas! Não seremos hipócritas a ponto de falar que abandonaremos o vício das redes pois sabemos que isso pode não acontecer, pois dependemos dela. Mas quero te pedir mais consciência, mais vida real, mais presença, mais autoconhecimento, mais descobertas e mais olhares para além da telinha!

Utilize as redes a seu favor, mas tente não ser refém dela! Pode não ser fácil, mas nós estamos juntos nessa jornada!! 

+ Conheça a campanha #ChegaDeHate e descubra os impactos das redes sociais na nossa autoestima

________________________________________________________________________

Oi, eu me chamo Priscila Conte Vieira, mas pode me chamar de Pri! Sou psicóloga, palestrante e mentora. Atuo na psicologia clínica, sou especialista em Psicologia Positiva, pós graduanda em Terapia Cognitivo Comportamental, master em autoconhecimento, coach de vida, practitioner em PNL e também criadora do Podcast Respira, não pira (que tal dar uma conferida lá no Spotify?!)

Estarei por aqui todas as semanas, abordando temas da Psicologia Positiva, felicidade, bem-estar e os auxiliando a serem as suas melhores versões, por meio do autoconhecimento e florescimento. Para saber mais sobre mim e me acompanhar no dia a dia, é só me seguir no Instagram! Estou por lá como @psi.priscilaconte Te vejo no próximo Sábado! Até mais <3 

Continua após a publicidade
Publicidade