Imagem Blog

Yoga com propósito, por Daniela Mattos

Daniela Mattos encontrou na prática de Kundalini Yoga um caminho para a cura e sua verdadeira missão de vida. É autora do livro 'Sat Nam — Você É Seu Próprio Guru'.
Continua após publicidade

Como sair do “piloto automático” e ouvir os sinais do próprio corpo

Por Daniela Mattos
3 nov 2021, 11h00

Aprender a ouvir os sinais que o corpo transmite pode ser um grande desafio, principalmente quando estamos envolvidos com um turbilhão de situações desafiadoras. A ansiedade, o stress e a preocupação são sentimentos que interferem diretamente no funcionamento do nosso organismo e na nossa saúde.

Em meio ao mar de demandas diárias e prioridades que devem ser resolvidas instantaneamente, corremos o risco de nos entregar a rotina e deixar de notar os sinais que o corpo transmite – e muitas vezes ele pede socorro.

Diante disso, você já parou para pensar e se perguntar se o seu cansaço é físico ou mental?

Uma alternativa para identificar essas e outras questões é investir no autoconhecimento. Para que você possa iniciar nessa jornada, preparei algumas dicas:

Continua após a publicidade
  • – Priorize os seus sentimentos! Nossos dias são repletos de compromissos e demandas a cumprir, mas não deixe de se priorizar e tirar momentos do dia para cuidar de você. Invista em uma alimentação saudável, pratique atividades físicas e busque por atividades que tragam prazer.
  •  Conheça a yoga e pratique. Esse pode ser o seu caminho de cura. Os ensinamentos de Kundalini Yoga, por exemplo,  transformaram a minha vida e hoje sei que estou conseguindo viver bem e ter uma vida com propósito em decorrência desses  ensinamentos. Sou muito grata porque, ao iniciar a prática, iniciei também o meu processo de cura.
  • Separe tempo para relaxar, o descanso não deve ser ignorado. Você pode meditar, ler ou ter tempo de qualidade com as pessoas que ama. O importante é ter esse momento de desconexão com o mundo à sua volta. Acredite, esse tempo é essencial.
  • O corpo ouve tudo que sua mente diz: dores no corpo, palpitações, insônia. Quantos desconfortos físicos não estão ligados simplesmente aos nossos pensamentos, nossos medos e angústias? Muitas vezes exames clínicos não são capazes de identificar o problema e o corpo está apenas reagindo à vibração que a mente está emitindo.
  • Escreva o que você está sentindo: essa é uma boa sugestão para tentar entender os seus pensamentos e lembrar de momentos que às vezes ignoramos. Dores no corpo, geralmente, indicam que algo não está bem dentro de você . Manter um diário funciona como uma cápsula do tempo e ler tudo novamente com as nossas próprias palavras, nos ajuda a entender aquele momento. Dessa forma, é possível identificar sinais que tenham se tornado mais frequentes sem que tenhamos percebido.
  • Entenda que o autoconhecimento é um benefício incrível para desacelerar e entender os sinais que o corpo transmite. O nosso corpo, assim como nós, está em constante mudança. O aprendizado é contínuo. Dentro de cada um de nós existe uma sabedoria infinita. O seu próprio Guru está pronto para lhe auxiliar em sua jornada também.

 

Daniela Mattos é escritora e instrutora de yoga e meditação em português e inglês para adultos e crianças. Especializada em Kundalini Yoga, possui certificação de yoga infantil pelo Radiant Child Yoga com a Shakti Khalsa, Reiki 1 e 2 com o Mestre Brian Brunius e Cursos de Astrologia com a Rebecca Gordon em NYC. Também possui Bachelor of Science em Biotecnologia pelo Rochester Institute of Technology.

@danielamattos_yoga

Publicidade