4 receitas de sagu (deliciosas e saudáveis)

Se você não resiste a um sagu, temos uma boa notícia: ele está liberado na dieta!

O alimento, extraído da fécula de mandioca, é uma boa alternativa para quem não quer colocar a balança em risco. “O prato pode ser consumido como sobremesa, substituindo a gelatina, já que possui também a viscosidade e a consistência firme, ou a chia, porque também pode ser hidratada”, explica Andrea Santa Rosa, nutricionista e criadora do Vida Funcional. “Mas é preciso ficar atento, pois o sagu é originário de uma fonte de carboidrato e, por isso, a quantidade deve ser moderada, no máximo uma xícara de chá por dia”, complementa a especialista. Gostou da ideia e quer experimentar? Veja as receitas sugeridas pela nutricionista:


1. Sagu com morango e pimenta dedo-de-moça 

Ingredientes
5 colheres (sopa) de sagu
1 1/2 litro de água
5 unidades de pimenta dedo-de-moça 
1 colher (café) de pimenta-do-reino branca
13 colheres (sopa) de mel 
10 folhas de hortelã picadas
12 unidades de morango em cubos pequenos 

Modo de preparo
Lave o sagu e deixe de molho por 30 minutos. Acrescente água, pimenta dedo-de-moça, pimenta-do- reino, mel e hortelã e leve ao fogo baixo. Mexa sempre, quando o sagu ficar transparente, desligue o fogo. Reserve e deixe esfriar.

Montagem
Em uma taça, coloque o morango misturado com um pouco de sagu na base. Acrescente outra camada de morango, finalize com o sagu e decore com folhas de hortelã.

 

2. Sagu com manga e goiaba

Ingredientes
1 xícara (chá) de sagu 
1 1/2 litro de água
Mel a gosto
200 ml de leite de coco caseiro
2 kiwis picados
1 manga pequena picada
2 goiabas vermelhas picadas

Modo de preparo
Cozinhe o sagu em água fervente até que esteja transparente. Escorra e passe em água fria. Junte o mel e o leite de coco caseiro. Misture bem e leve para gelar. No momento de servir, misture as frutas e distribua em taças.


3. Sagu de laranja

Ingredientes
15 laranja médias
1 xícara (chá) de sagu 
1 xícara (chá) de mel 

Modo de preparo
Lave as laranjas e seque com toalha de papel. Faça raspas da casca de 2 laranjas e reserve. Parta as 15 laranjas ao meio e espremas obtendo 1,5 litro de suco. Caso renda menos, complete com água. Despeje o suco numa panela com o sagu, o mel e as raspas de laranja. Leve ao fogo e cozinhe, mexendo de vez em quando, por 20 minutos, ou até o sagu ficar translúcido. Retire do fogo. Sirva gelado e, se preferir, decore com raspas de casca de laranja.

 

4. Sagu de framboesa

Ingredientes
1 e ½ litro de água
1 xícara (chá) de mel 
12 colheres (sopa) de sagu
87 unidades de framboesa 

Modo de preparo
Leve ao fogo a água e o mel. Assim que ferver, adicione o sagu e mexa sempre até ficar cozido e completamente transparente. Junte a framboesa e desligue o fogo. Resfrie e sirva. 

Comentários
Deixe um comentário

Olá,

* A Abril não detém qualquer responsabilidade sobre os comentários postados abaixo, sendo certo que tais comentários não representam a opinião da Abril. Referidos comentários são de integral e exclusiva responsabilidade dos usuários que escreveram os respectivos comentários.

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s