10 superalimentos que exterminam a barriguinha

Se mesmo malhando, a gordurinha do abdômen não desapega de jeito nenhum, é hora de rever o cardápio. Invista em alimentos com superpoderes para evitar os picos de fome – e os quilinhos extras!

Transforme o sonho da barriga lisinha em realidade com os alimentos antibarriga. Sim, eles existem e podem ser encontrados na feira e no supermercado. Conheça os aliados. 

1. Aveia
Rica em fibras, a aveia se transforma em uma espécie de gel quando é ingerida e entra em contato com algum líquido. Nestas condições, ela ocupa mais lugar no estômago. Resultado: você fica satisfeita com menos comida.

2. Frutas vermelhas
A gordura causa um tipo de inflamação na célula. Para reverter esse cenário, você precisa apostar em alimentos anti-inflamatórios e ricos em flavonoides (como a uva, a maçã, o aipo e a salsa). As frutas vermelhas também são ricas em antioxidantes que combatem os radicais livres e melhoram o funcionamento do organismo.

3. Frutas oleaginosas
Elas são fontes de minerais, como selênio, magnésio, potássio, cobre e zinco, e reduzem o efeito inflamatório do organismo – grande responsável pelo armazenamento das gordurinhas no corpo. 

4. Carnes magras
Essenciais para a construção dos músculos, as proteínas não podem faltar. Para conquistar a barriga dos sonhos, troque carnes processadas, como presunto e salsicha, por opções magras, como frango, peixe e peito de peru. 

5. Azeite
Fonte de gordura boa, o azeite reduz a inflamação nas células e facilita a perda de peso. Ele ainda retarda a velocidade com que os carboidratos são digeridos, diminuindo a liberação de insulina e evitando novos estoques de gordura.

6. Produtos integrais
A fibra presente nesses alimentos faz com que você coma menos. “O organismo acaba funcionando melhor como um todo e, consequentemente, deixando de acumular excessos na cintura”, afirma a nutricionista Andréa Santa Rosa. 

7. Ovo
Esse alimento ajuda na perda de peso porque oferece proteína de boa qualidade ao corpo. “Formada por aminoácidos essenciais (aqueles que não são produzidos pelo organismo), a proteína do ovo sacia com mais facilidade”, explica Daniel Magnoni, cardiologista e nutrólogo do Hospital do Coração (HCor), em São Paulo. Ela ainda torna a digestão mais lenta, atrasando a sensação de fome. 

8. Manteiga de amendoim
Ela contém proteína e gorduras monoinsaturadas – as saudáveis. “Também tem fibra, vitamina B3, triptofano e manganês, o que garante mais energia, disposição e saciedade”, diz Caroline Dalcero, nutricionista do Spa Posse do Corpo, no Rio de Janeiro. Espalhada em uma fatia de pão integral, afasta a fome por um bom tempo.

9. Whey Protein
Consumir o suplemento (proteína do soro do leite) depois do treino ajuda na recuperação e no aumento dos músculos, garantindo um corpo mais firme. “Os aminoácidos são fornecidos aos músculos de forma gradual e constante, prolongando a “janela anabólica”- o período de regeneração muscular pós-treino”, explica Alessandra Luglio, nutricionista especializada em nutrição esportiva, de São Paulo. 

10. Salada
Apostar na saladinha antes da refeição faz com que você coma menos. Com isso, o organismo absorve menos calorias e a cinturinha agradece. As folhas verdes também fornecem nutrientes que ajudam a perder peso, como o folato, vitamina do complexo B.

 

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