3 opções de café da manhã saudável para as crianças

Quem disse que a refeição matinal da criança precisa ser diferente? Dá, sim, para incluir opções mais levinhas e ricas em nutrientes no cardápio dos pequenos!

Que tal deixar a primeira refeição do dia mais nutritiva? A Tatiana Barão, nutricionista da Mãe Terra, elaborou cardápios saudáveis para diferentes faixas etárias. Confira suas dicas para deixar a refeição de seus filhos mais balanceada  e saborosa:

Para crianças a partir de 3 anos

Sugestão: 1 copo pequeno de suco do Hulk (maracujá, laranja, limão, couve, castanha-do-pará) + 1 tigela pequena de creme de frutas vermelhas com extrato de Soja (banana, morango, amora) + 2 col. (sopa) de granola Infantil de Cacau.

“O suco do Hulk é uma forma saborosa e lúdica de acrescentar vegetais e castanhas na alimentação da criança. Já o creme de fruta é uma ótima substituição para os iogurtes industrializados e, por conterem o extrato de soja, fornecem proteínas, ferro, cálcio e ômega-3. A granola estimula a mastigação e acrescentam boas doses de fibras, vitaminas e minerais ao café da manhã, fornecendo menos açúcar em comparação aos cereais matinais convencionais”, explica Tatiana.

Para crianças a partir de 5 anos

Sugestão: 1 copo de leite vegetal (aveia, castanha, quinua, soja ou coco) batido com banana, sementes de girassol e cacau em pó + 1 tigela média de frutas picadas (morango, mamão e manga) + ½ xíc. (chá) de granola infantil original.

“O cacau em pó fornece ferro, fibras e proteínas, além de garantir o sabor e aroma de chocolate – que as crianças amam. A semente de girassol é rica em minerais como magnésio, zinco e ferro, e pode ser acrescentada ao leite vegetal sem que a criança perceba”, conta Tatiana”.

Para crianças a partir de 8 anos

Sugestão 1: 1 copo de leite vegetal (aveia, castanha, quinua, soja ou coco) batido com morango e farinha de linhaça + 2 unidades de pão de mandioquinha + 1 tigela de mamão e uvas verdes com 1 col. (sopa) de aveia em flocos.

Sugestão 2: 1 copo de leite vegetal (aveia, castanha, quinua, soja ou coco) batido com morango e farinha de linhaça + 1 fatia de pão integral multigrãos + 1 col. (sopa) rasa de geleia de frutas sem açúcar (100% fruta) ou pasta cremosa de tofu + 1 tigela de uvas verdes com 1 colher de sopa de aveia em flocos.

“O morango é fonte de antioxidantes e vitamina C, que fortalece o sistema imunológico da criança. A farinha de linhaça é fonte de ômega-3, fibras e minerais como magnésio, ferro e zinco”, afirma.

A nutricionista reforça ainda que todas as opções podem ser consumidas por crianças de diferentes idades. Contudo, as quantidades devem ser ajustadas. Vale lembrar que a granola pode ser incluída no cardápio dos pequenos a partir de 1,5 ou 2 anos, de acordo com o desenvolvimento da criança. 

Comentários
Deixe um comentário

Olá, ( log out )

* A Abril não detém qualquer responsabilidade sobre os comentários postados abaixo, sendo certo que tais comentários não representam a opinião da Abril. Referidos comentários são de integral e exclusiva responsabilidade dos usuários que escreveram os respectivos comentários.

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

w

Conectando a %s