Batata yacón: o tubérculo que emagrece

Dá pra acreditar em uma batata com pouca caloria? Pois o valor energético da yacón, a famosa batata do diabético, é de 33 calorias em 100 gramas

Enquanto a batata inglesa tem 53 calorias, e a batata-doce 77, a yacón tem apenas 33 em uma porção de 100 gramas. Com formato de batata-doce, textura de pera e sabor adocicado. Capaz de reduzir a taxa de açúcar no sangue, a batata yacón – um tubérculo originário dos Andes – é também conhecida como a batata do diabético. Mas quem está na batalha para perder peso também pode (e deve) incluir esse alimento na dieta. 

Ele é rico em inulina, um tipo de fibra prebiótica que, segundo um estudo da Universidade de Louvain, na Bélgica, desempenha funções positivas no intestino, reduzindo o risco de síndrome metabólica (conjunto de problemas que incluem diabetes, alterações cardiovasculares e obesidade). “A batata yacón é nutricionalmente maravilhosa: além de ser fonte de carboidrato sem glúten, 90% da sua composição são fibras, diminuindo bastante o apetite”, diz Gisela Savioli, nutricionista de São Paulo. Como consumir: crua, como se fosse uma fruta, ralada na salada ou batida no suco. 

Suco com yacón

Beber um copo de suco feito com a batata yacón antes do almoço e do jantar ajuda a reduzir o índice glicêmico das refeições, segundo a nutricionista Gisela Savioli, de São Paulo. Resultado: menos gordurinhas estocadas. Experimente esta receita ou crie outras combinações com a batata andina – encontrada facilmente por aqui, na feira, no sacolão ou no supermercado. 
 
Ingredientes
 
. 1 batata yacón pequena (100 g) sem casca 
. 1 kiwi 
. Suco de 2 laranjas 
 
Modo de preparo
 
Retire a casca da yacón apenas na hora de preparar o suco, pois ela escurece rapidamente. Bata com os ingredientes. Coe (se preferir) e beba em seguida.
Comentários
Deixe um comentário

Olá, ( log out )

* A Abril não detém qualquer responsabilidade sobre os comentários postados abaixo, sendo certo que tais comentários não representam a opinião da Abril. Referidos comentários são de integral e exclusiva responsabilidade dos usuários que escreveram os respectivos comentários.

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s