Desejos incontroláveis: o que eles realmente significam?

Não consegue viver sem um chocolatinho? Ama tomar refrigerante? E aquela vontade de comer salgadinhos? Calma, até para isso existe uma explicação (e uma forma de controlar!)

Você é da turma que adora um gelo? Viciada em chocolate? Consumidora assídua de salgadinhos? Os famosos desejos, geralmente, indicam uma deficiência nutricional no seu organismo. Por isso, vale ficar de olho nas vontades que você anda tendo – e procurar um médico em casos extremos. A boa notícia é que existe uma alternativa saudável para matar aquela necessidade louca de certos alimentos.

1. Ice, Ice Baby
Mastigar gelo e desejá-lo em cada bebida é frequentemente um sinal de deficiência de ferro, ou “anemia”. Esse vício estranho e muito comum em gelo, argila, terra ou de papel é realmente um problema de saúde. Para aumentar a sua ingestão de ferro, o consumo de carne vermelha por, pelo menos, duas vezes por semana pode ajudar. Se você é vegetariano, certifique-se que a sua alimentação está rica em lentilha, tofu, quinua, castanhas e sementes.

2. Viciada em chocolate
É chocólatra assumida? Isso pode ser falta de magnésio ou pouca quantidade de antioxidantes no organismo. Responsável por relaxar os músculos, estimular o sistema imunológico, manter os níveis de açúcar no sangue estáveis e turbinar os níveis de serotonina no corpo, o magnésio é muito importante em sua alimentação. Por isso, a sugestão é incluir no cardápio alimentos como nozes, sementes e leguminosas, juntamente com os vegetais de folhas verdes escuras. Outra opção é trocar a tradicional versão ao leite pela 75% cacau, que contém menos açúcar e, em muitos produtos, mais substâncias antioxidantes.

3. Ama salgadinhos
Qualquer desejo por salgado – seja ele batata frita, vegetais salgados – pode ser stress. Quando nossas glândulas suprarrenais estão sobrecarregadas, o cortisol será liberado com tudo na corrente sanguínea. Esse é um processo que requer muito sódio para manter a adrenalina. Como lidar? Primeiro, encontre algumas práticas que aliviem o seu stress como ioga, meditação ou ler um livro. Depois, invista em alimentos que ajudam a aliviar as tensões (temos ótimas sugestões aqui: 5 alimentos que aliviam a tensão).

4. Não vive sem um cafezinho?
Fato: a cafeína é viciante. Mas, se do nada você está sentindo um desejo incontrolável pelo expresso… Isso pode ser um sinal de que o seu organismo precisa de mais ferro. Isso é muito comum durante o ciclo menstrual. A tal substância é responsável pela oxigenação das células, o que faz com que você se sinta menos cansada. Apostar em um cardápio rico em ferro pode ser uma boa solução (inclua carne vermelha e folhas verdes escuras).

5. Mais açúcar, por favor!
Se você está constantemente à procura de açúcar, uma série de nutrientes pode estar em falta no seu corpo. Caprichar na quantidade de alimentos integrais, proteínas e gorduras de boas irão diminuir seus desejos. O cromo, mineral que ajuda a controlar os níveis de açúcar no sangue, é encontrado nos alimentos como arroz, quinua, feijão verde, brócolis, nozes e ovo.

6. Looouca por um refri
Você pode até achar que pre-ci-sa de um refrigerante para viver… Mas, na verdade, tudo o que seu corpo quer é a ação efervecente. Faça uma escolha saudável e peça uma água gaseificada ou aromatize com frutinhas ou hortelã. 

Comentários
Deixe um comentário

Olá, ( log out )

* A Abril não detém qualquer responsabilidade sobre os comentários postados abaixo, sendo certo que tais comentários não representam a opinião da Abril. Referidos comentários são de integral e exclusiva responsabilidade dos usuários que escreveram os respectivos comentários.

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

w

Conectando a %s