Giovanna Ewbank: bons hábitos alimentares vêm de família

Nem os doces ficam de fora: sua dieta equilibrada tem pouquíssimas restrições. O grande segredo da atriz é que desde nova ela foi incentivada a ter uma alimentação saudável.

Giovanna Ewbank foi capa da BOA FORMA em dezembro de 2013
Foto: André Nicolau – CONTIGO!

Giovanna logo avisa que comer é um grande prazer. A sorte é que a atriz foi acostumada, desde pequena, a ter uma alimentação equilibrada. “Lembro que, na escola, eu levava frutas e sanduíche natural para o lanche, enquanto as outras crianças comiam biscoito recheado e salgadinho. Em casa, sempre tinha legumes, frutas, alimentos integrais. Por isso, fazer as escolhas certas hoje não é nenhum sacrifício para mim”, diz. “Até por causa dessa educação alimentar, sei que tudo bem comer um docinho todo dia. O segredo é não exagerar.” 
 
Por isso, a dieta não tem grandes restrições – a exceção é carne vermelha, que ela evita. Até doce tem espaço no cardápio. “Quando marcamos as fotos para a revista, decidi fazer uns dias de dieta detox e cortei o açúcar. No primeiro dia, tudo bem. No segundo, estava de mau humor, brigando com todo mundo. As pessoas até estranharam. Então, me liguei: fui até a geladeira e comi duas colheres de leite condensado. Passou”, conta, rindo. 
 

Amor que transforma 

Ironia do destino, Giovanna se apaixonou por Bruno Gagliasso quando ele estava acima do peso. “O paladar dele era infantil. Só comia hambúrguer, batata frita, salgadinho”, revela. Levou um tempo para Bruno começar a gostar de alimentos naturais, o que aconteceu graças ao esforço da amada. Foi um ano de reeducação e outro de manutenção. Giovanna lembra que começou introduzindo ingredientes saudáveis nos pratos sem que o marido percebesse – colocava cenoura no molho, brócolis no arroz, disfarçava a abobrinha em forma de espaguete*… “Também investi em receitas diferentes, como a lasanha de berinjela com tofu*. Ele comia e adorava! Só depois eu contava o que tinha”, fala. “Bruno é o maior exemplo de que todo mundo pode mudar”, orgulha-se. Anotou a dica? Vá aos poucos, prove novos sabores, insista nos hábitos saudáveis. 
 
Hoje, mesmo em temporadas de muito trabalho, os dois conseguem manter a rotina. “Somos fregueses da linha de congelados da atriz Ana Lima. Levamos para as gravações e não saímos da dieta”, conta. No cardápio do casal, a comidinha leve tem lugar garantido. No almoço, vão de arroz integral, feijão, carne magra e salada. À noite, o jantar costuma ser peixe e purê de mandioquinha ou sopa de vegetais ou um carpaccio com salada. Nos intervalos entre as refeições, a atriz vai de frutas ou um sanduíche saudável. E bebe muita água. “Mais de 2 litros por dia. Faz um bem enorme”, garante.
 

*Espaguete de abobrinha com molho de tomate

Ingredientes 
. 1 dente de alho ralado 
. 1 abobrinha cortada em lâminas finas (como se fosse espaguete) 
. 1/2 cebola pequena picada 
. 1/2 xícara de polpa de tomate 
. 1 tomate sem sementes picado 
. Azeite extravirgem 
. Sal a gosto 
 
Modo de preparo
Doure o alho em um fio de azeite. Desligue o fogo. Sem deixar esfriar, acrescente a abobrinha e coloque sal a gosto. Para o molho: em uma panela, doure a cebola em um fio de azeite, despeje a polpa de tomate até começar a ferver, acrescente o tomate picado, mexa devagar e desligue o fogo, ajustando o sal. Monte o espaguete em formato de ninho e coloque o molho de tomate no centro. Decore com folhas de manjericão e sirva. 
 
Rende: 1 porção 
Calorias por porção: 250 
 

*Lasanha de berinjela

Ingredientes
. 1 berinjela média 
. 1 tomate cortado em fatias, sem sementes 
. 1/2 cebola cortada em cubinhos 
. 1 xíc. (chá) de tofu defumado, cortadinho ou granulado 
. Ervas de Provence 
. 1 xícara de molho de tomate 
. 1 pimentão amarelo (opcional) 
. 1 col. (sopa) de óleo de coco
 
Modo de fazer
Coloque a cebola e o alho para dourar no óleo de coco, acrescente o molho de tomate e as ervas e um pouco de sal. Reserve. Corte a berinjela (no comprimento) em fatias bem finas. Coloque em um recipiente com água e sal e deixe descansar durante meia hora. Retire da água e seque bem com toalhas de papel. Coloque-as em uma fôrma, polvilhe tomilho e as ervas. Unte uma frigideira e grelhe rapidamente as fatias. Reserve. Monte como a lasanha normal, em uma fôrma refratária. Primeiro, uma camada de berinjela, depois de tofu. Regue com duas colheres de molho de tomate, cubra com uma camada de tomates. Finalize com a berinjela e mais molho de tomate. Leve ao forno por 10 minutos. Na hora de servir, decore com rodelas coloridas de pimentão.
Comentários
Deixe um comentário

Olá, ( log out )

* A Abril não detém qualquer responsabilidade sobre os comentários postados abaixo, sendo certo que tais comentários não representam a opinião da Abril. Referidos comentários são de integral e exclusiva responsabilidade dos usuários que escreveram os respectivos comentários.

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

w

Conectando a %s