Guia para comer bem nos food trucks – sem “jacar”!

Comer de maneira saudável nos veículos que servem comida na rua não é tarefa das mais fáceis, mas possível. Confira nosso guia com as opções mais leves e equilibradas

No festival Lollapalooza, a maior queixa dos fitsters (hipsters que aderiram ao estilo de vida saudável) não foram filas nem falta de banheiros, e assim a dificuldade em encontrar refeições fit. Essa realidade se repete em outros contextos: tanto nos eventos de rua como nos food parks, os veículos que oferecem comida saudável e mais leve são minoria. Mas existem! Conheça algumas opções em São Paulo.  

Fit Truck – como o nome entrega, traz pratos esportivos e funcionais. Gluten-free, o Nhoque Fit é feito com batata doce, recheado com nozes e creme de ricota e servido ao molho rústico de tomate. O Lanche Natural de Frango não leva maionese (pão integral, frango temperado, purê de batata doce, creme de ricota, molho de iogurte e limão, amêndoas e alface). Para quem não abre mão da carne vermelha, há o Fit Burguer (hambúrguer de kafta, molho de hortelã, mussarela, alface, tomate e cebola caramelizada). Agradam também os risotos integrais servidos com grelhados. Nem os crepes nem a cerveja contêm glúten. Média de preço: 22 reais. Itinerário nas redes sociais: Facebook /fittruck e Instagram @fittruckoficial

Veggies na Praça – comida vegetariana nem sempre é magrinha – caso da fritura, por exemplo – ou criativa. Mas, aqui, esses riscos estão afastados. O casal Agatha Faria e Rogério Paes, que trocou um restaurante em Higienópolis pelo truck food de mesmo nome, reduziu o quanto pode o uso de gordura (em até 95% em relação à cozinha tradicional, segundo eles). Alguns destaques: estrogonofe de shimeji com uísque Jack Daniel’s, moqueca de legumes e palmito pupunha, berinjela à parmegiana e moqueca de legumes e farofa com castanhas. Há opções mais simples, como o veggie burger (à base de grãos e legumes) e mini pizza de queijo com tomate. O Veggies na Praça foi escolhido pelo cantor Morrissey, ex-Smiths, para ser o único fornecedor de comida no show que fará em SP em novembro.  
Média de preço: 22 reais. Itinerário nas redes sociais: Facebook /VeggiesNaPraca e Instagram @veggiesnapraca 

Camari Trailer – a proposta das chefs Cássia Tersino e Maria dos Anjos é servir comidinha orgânica, funcional e com preço justo. No cardápio, sucos de fruta, bebidas funcionais (mix de frutas e vegetais), sanduíches e sobremesas. Algumas opções de sanduíches: Vegetariano de Berinjela (berinjela japonesa grelhada, tomate em rodelas, queijo coalho grelhado e mel), Salmão (salmão grelhado, patê de alcaparras, crosta de gengibre e folhas verdes) e 2 Queijos (queijo minas frescal, minas padrão cremoso, tomate cereja, manjericão e azeite). Para acompanhar, vinho e refrigerantes orgânicos. As sobremesas também fazem sucesso: brigadeiro de colher de especiarias e beijinho de coco natural.
Média de preço: 22 reais. Itinerário nas redes sociais: Facebook /traillercamari e Instagram@camari_trailer

Box da Fruta – o carro-chefe são as opções a base de frutas: sucos tradicionais, prensados a frio, smoothies, açaí e salada de frutas, mas há também sopas, saladas e lanches naturais. Os sucos especiais têm combinações interessantes como abacaxi com framboesa e blueberry. Há duas versões de suco detox: Verde (abacaxi, maça, pepino, couve, limão e salsão) e Vermelho (mação verde, cenoura e beterraba). O smoothie de açaí, amora e banana vale como uma refeição leve. No inverno, serve sopas (cenoura com gengibre e mandioquinha). Entre os lanches naturais, destaque para o peito de peru, cottage e abacaxi. Sobremesa? Também tem. A mousse de maracujá servida na fruta é o hit.
Média de preço: 12 reais. Itinerário nas redes sociais: Facebook /boxdafruta e Instagram @boxdafruta

O Marinheiro Seafood – você já ouviu falar em poke havaiano? O prato, típico da culinária daquele país, é uma das tendências da gastronomia descolada para 2016 e promete repetir o sucesso do ceviche. Tanto um quanto o outro são servidos nessa charmosa bike food especializada em frutos do mar preparados de maneira levinha (sem fritura ou molhos gordurosos). O poke é feito com cubos de peixe marinado em molho à base de shoyu, óleo de gergelim, gergelim e cebolinha, servido com arroz. Outras opções: salada de polvo ao vinagrete, bifum (macarrão de arroz) com frutos do mar e legumes e sanduíche de peixe defumado com hortaliças.
Média de preço: 23 reais. Itinerário nas redes sociais: Facebook /omarinheiroseafood e Instagram @omarinheiroseafood

Gorilla Food Truck – aqui, o conceito de comida saudável é mais flexível. Como definem, no site, os três amigos praticantes de esporte que tocam a cozinha: “Brotinho de alface, folhinha de alface? Nada disso! Aqui a parada é diferente. Hambúrgueres suculentos, daqueles que matam a fome”. Isso não significa, porém, que os pratos não sejam balanceados. Levam ingredientes orgânicos e são preparados em um forno especial, a vapor, que frita, grelha e assa sem óleo. Perfeito para ir com o namorado! Enquanto ele se delicia com um hambúrguer (de carne magra, é bem verdade, ou vegetariano), você pode optar por frango grelhado com chimichurri sem sódio e salada funcional. Precisa de mais substância? Acrescente batata-doce rústica ou dadinho de tapioca. Açaí orgânico e sucos funcionais também estão disponíveis.
Média de preço: 23 reais. Itinerário nas redes sociais: Facebook /gorillafoodtruckbr e Instagram @gorillafoodtruckbr

Posto 9 – “I am not on dieting, I am eating healthy” é o slogan do food truck dirigido pelo casal João Gabriel Vasconcellos, ator carioca radicado em São Paulo, e Jessica Aronis, modelo. A ideia, aqui, é oferecer uma gastronomia com mais sabor, ingredientes selecionados e menos gordura. Proposta que inclui hambúrguer de carne magra assado na grelha e servido no pão integral. O vegetariano, feito com  mix de cogumelos, chutney de cebola roxa, queijo provolone e honey mustard é um dos mais pedidos. Procura algo mais leve? A dupla serve tapiocas com recheios transados como mix de cogumelos com queijo gruyère. Outra opção é o galeto desossado com molho barbecue, relish caseiro e batatas rústicas com páprica.
Média de preço:  21 reais. Itinerário nas redes sociais: Facebook /Posto9FoodTruck e Instragram @ Posto9FoodTruck

Comentários
Deixe um comentário

Olá,

* A Abril não detém qualquer responsabilidade sobre os comentários postados abaixo, sendo certo que tais comentários não representam a opinião da Abril. Referidos comentários são de integral e exclusiva responsabilidade dos usuários que escreveram os respectivos comentários.

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s