O que você precisa comer para ter mais energia

Está faltando pique? Com estes itens saudáveis, você vai ter disposição de sobra para malhar, trabalhar e se divertir, é claro!

Às vezes, a vontade de ficar o dia inteiro na cama é maior que tudo. Não é para menos: com tantos compromissos e atividades no dia, só nos resta gastar toda e qualquer sobra de disposição. Mas é possível contornar a falta de pique comendo os alimentos certos, que fornecem os nutrientes necessários para garantir energia o dia todo. A seguir, elencamos alguns itens que proporcionam esse benefício:

Vitaminas do complexo B

Elas afastam a fadiga, melhoram a produção de energia e ajudam na capacidade aeróbica do organismo. Para aproveitar todas essas vantagens, inclua no cardápio leguminosas, cereais integrais, lácteos, frutas e carnes brancas, como o frango e o peixe.

Ferro

Esse mineral é indispensável para o bom funcionamento do corpo. Isso porque ele participa, entre outras coisas, do transporte de oxigênio nas células, o que garante toda a disposição necessária para enfrentar o dia a dia. O ferro se encontra nas carnes na versão heme, mais facilmente absorvida pelo organismo, e na versão não heme nos vegetais de folhas verde-escuras, nos grãos integrais, nas leguminosas e nas amêndoas. Se você faz parte do time dos vegetarianos, a saída para aproveitar melhor esse nutriente é ingeri-lo junto com fontes de vitamina C, que aumenta a absorção do ferro não heme.

Vitamina C

Thinkstock/Getty Images Thinkstock/Getty Images

Thinkstock/Getty Images (/)

Além de ajudar no aproveitamento do ferro, ela tem ação antioxidante, livrando o organismo do cansaço e aumentando a resistência contra infecções. Encontra-se em abundância em várias frutas, com destaque para a acerola, a laranja, o kiwi, o limão e a mexerica.

Selênio

Graças ao seu efeito antioxidante, esse mineral manda embora o desânimo, o cansaço e dá um belo reforço no sistema imunológico. A principal fonte de selênio é a castanha-do-pará, mas também é possível encontrá-lo nas carnes, nas frutas e nas hortaliças.

Veja também: 23 sucos para desintoxicar, emagrecer e ganhar mais energia!

Triptofano

Esse aminoácido presente no leite e seus derivados, nos ovos e no chocolate atua no cérebro, junto às vitaminas do complexo B, na produção de serotonina, um neurotransmissor que garante a sensação de bem-estar.

Carboidratos

Getty Images Getty Images

Getty Images (/)

É por meio do processo de queima desses nutrientes que o corpo obtém energia. Mas, para um melhor aproveitamento (e evitar o ganho de peso), prefira as versões complexas, que têm menor índice glicêmico (IG). Elas se encontram nos grãos integrais e em raízes como batata-doce, inhame e mandioca.

Gorduras

Calma, ninguém está falando que está liberado devorar uma pizza ou um sanduíche com bacon antes de malhar! É verdade que as gorduras são fontes de energia para o corpo, mas para uma vida saudável o ideal é apostar nas versões monoinsaturadas – presentes no abacate, na amêndoa e no azeite – ou nas poli-insaturadas, que estão em peixes como bacalhau e salmão e nas nozes. Elas protegem o coração, têm ação anti-inflamatória e melhoram o sistema imune.

Fonte: Novo Guia de Nutrição (Editora Abril)

Comentários
Deixe um comentário

Olá,

* A Abril não detém qualquer responsabilidade sobre os comentários postados abaixo, sendo certo que tais comentários não representam a opinião da Abril. Referidos comentários são de integral e exclusiva responsabilidade dos usuários que escreveram os respectivos comentários.

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s