Continua após publicidade

Teste metabólico melhora o resultado da dieta e do treino

Fernanda Souza e Gabriela Pugliesi já aderiram ao exame que descobre a dieta e o treino perfeitos para cada pessoa. Quer saber como ele funciona? Nós investigamos!

Por Maria Lúcia Zanutto
Atualizado em 22 out 2016, 22h47 - Publicado em 26 out 2015, 15h37

Quem nunca deu uma desanimada quando a balança estacionou ou no momento em que o treino já não estava rendendo tanto? Para a nossa felicidade, os chamados testes genéticos (ou metabólicos) podem ser a solução quando o programa empaca. Eles são capazes de revelar os alimentos que o seu organismo mais precisa e também aqueles que ele não consegue digerir tão bem. É o caso do Pathway Fit, exame que chamou a atenção de famosas como a atriz Fernanda Souza e a blogueira Gabriela Pugliesi. Com ele, é possível identificar não só o plano alimentar mais adequado para o seu metabolismo, como também a atividade física que seu corpo responde melhor.

O teste, feito por meio da saliva, faz uma análise completa do seu perfil metabólico. A partir desse resultado, você consegue saber se é melhor reduzir os carboidratos ou seguir uma dieta com zero de gordura, por exemplo. “Por ser uma análise personalizada, pode ser uma boa opção para quem está com dificuldade em atingir um peso saudável ou quer obter o máximo de benefício das atividades”, explica Helio Magarinos, patologista clínico e diretor-médico do Laboratório Richet, no Rio de Janeiro. O seu treino também ganha mais foco, talvez aquela aula de Pilates que você adora não mereça um horário cativo na sua agenda todos os dias.

E quem pode fazer? “Qualquer pessoa com o objetivo melhorar os resultados da dieta ou do treino. É também uma forma de conhecer melhor seu organismo”, revela Francisco Tostes, endocrinologista pós-graduado em Medicina do Esporte e Atividade Física, do Rio de Janeiro. Vale ressaltar que esse tipo de exame deve ser acompanhamento por um médico, porque segundo Tostes, ele nem sempre mostra exatamente o que precisa ser mudado. Em alguns casos, revela várias tendências e você precisa de um expert para avaliar por onde seguir. A notícia ruim? O custo para se realizar o exame é alto. “Em média, a pessoa desembolsa dois mil reais, mas é necessário realizar só uma vez”, afirma Helio.