Os melhores horários para dormir, treinar e fazer sexo aos 20 anos

Quer aproveitar o melhor que o seu relógio biológico tem a oferecer? Um expert da Universidade de Oxford recomenda algumas mudanças na rotina para chegar lá!

Acordar com disposição, treinar com mais ânimo e, quem sabe, ter uma relação sexual espetacular. Parece sonho, mas não é. Para conseguir esses resultados, você só precisa realizar as atividades de acordo com o seu relógio biológico. É o que revela a pesquisa do Dr. Paul Kelley, especialista em sono da Universidade de Oxford, na Inglaterra.

Segundo ele, o ritmo circadiano – mecanismo que comanda o ritmo de todas as funções do corpo – varia ao longo da vida. Com isso, o melhor momento para realizar cada ação do dia depende (e muito!) da sua idade. Para facilitar a vida, o expert recomendou alguns hábitos importantes para você colocar na rotina:

Se você tem 20 anos…

09h30: Hora de acordar!
O estado de vigília é controlado pela liberação de dois hormônios: a melatonina, o hormônio do sono, e orexina, o hormônio que desperta. Uma pessoa na faixa dos 20 anos, por exemplo, só consegue acordar o corpo de verdade um pouco depois das 9h.

10h: Café da manhã
Você já percebeu que os jovens costumam pular o café da manhã? Isso acontece, segundo Paul, porque o corpo fica em um estado chamado de inércia do sono, que permanece até duas horas após o despertar. Como não existem processos metabólicos suficientes acontecendo, os jovens não sentem fome.

12h: Vamos trabalhar!
Essa notícia não vai agradar nenhum chefe, mas nesta idade, é a partir do meio-dia que o cérebro começa a ficar produtivo.

15h: Sexo
Aos 20 anos, a libido está nas alturas. Então, por que não aproveitar ao máximo o pico de energia no meio da tarde?

15h30: Hora do almoço, que hora mais feliz!
Já que o dia começou tarde, o seu corpo não sentiu fome até o momento. Aproveite o horário para fazer uma boa refeição, porque é exatamente agora que você precisa de combustível para aumentar sua concentração.

17h: #PartiuAcademia
O desempenho físico nessa faixa etária é maior entre às 15h e às 18h. E mais: Paul ressalta que a função pulmonar fica 18 % mais eficiente depois das 17h. Ou seja, mais gás para malhar.

20h: Adeus, trabalho!
Você já atingiu o seu pico mental do dia. Por isso, não adianta insistir na hora extra.

20h30: Relax, baby!
Assistir um pouco de TV ou ficar no iPad pode ser uma ótima ideia para se desligar do trabalho.

21h30: Vamos jantar?
Aposte em alimentos leves, mas que forneçam a energia que você precisa para finalizar sua noite.

22h: Leia um livro ou estude
Pesquisas realizadas no Reino Unido revelam que o cérebro dos jovens fica criativo mais tarde.

23h: Quer tomar um drink? Essa é a hora!
O conselho do expert, para todas as idades, é beber quatro horas antes de dormir. Mas, no caso dos jovens, é exceção.

24h: Desligue as distrações
A luz da tela deixa o cérebro em alerta, o que impede que você relaxe totalmente. Por isso, a dica é: desligar os aparelhos eletrônicos uma hora antes de dormir.

01h: Bons sonhos!
Depois de um longo dia, pode ser difícil desligar o cérebro. Mas, exatamente neste horário você já estará cansado o suficiente para dormir tranquilo.

Comentários
Deixe um comentário

Olá, ( log out )

* A Abril não detém qualquer responsabilidade sobre os comentários postados abaixo, sendo certo que tais comentários não representam a opinião da Abril. Referidos comentários são de integral e exclusiva responsabilidade dos usuários que escreveram os respectivos comentários.

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

w

Conectando a %s