Continua após publicidade

Aprenda a escolher o seu parceiro de corrida

Sozinha ou em grupo: a escolha da companhia na hora do treino – mesmo que seja só a sua – não é apenas uma questão de gosto. Ela influencia bastante seu desempenho. Defina o seu objetivo e acerte no seu parceiro de corrida

Por Carolina Nunes
Atualizado em 28 out 2016, 00h48 - Publicado em 23 jan 2016, 13h11

Bem acompanhada

MAIS MOTIVAÇÃO 
Se você faz seu jogging de domingo a domingo, provavelmente nem liga para quem está ao seu lado. Mas o detalhe é primordial para as iniciantes. “Elas nem sempre têm em mente a importância de ser persistente e seguir o treino certinho”, destaca a psicóloga Simone Meyer Sanches, do Clube de Atletismo BM&FBovespa. Além disso, o suporte de outra pessoa ajuda a lidar melhor com dores, cansaço e falta de estímulo.

MAIS DIVERSÃO 
Segundo a pesquisa da Brooks Running, quando acompanhada de amigas, quase metade das atletas usa o treino como terapia. Já para quem está voltando de uma lesão, a corrida descontraída manda embora a ansiedade. E as veteranas podem aproveitar os parceiros certos para deixar as longas planilhas menos desgastantes.

MAIS QUÍMICA 
Dentre os corredores entrevistados, 41% sentem certa excitação após o exercício e 35% acreditam que o sexo na véspera de uma prova melhora seu desempenho. Já que o esporte aumenta nossa satisfação com o corpo, tire proveito da boa forma para se soltar mais com o gato. 


Eu, eu mesma e minha playlist

HORÁRIOS FLEXÍVEIS 
É fácil, fácil encaixar a corrida na sua agenda – por mais cheia que ela seja. Para treinar sozinha, basta reservar um tempinho no dia e escolher o local ideal: parque, esteira, calçadão… Você vai para onde sentir vontade e quando bem quiser.

FOCO NA PERFORMANCE 
Ao correr sozinha, você consegue se concentrar mais nos seus objetivos individuais. “Melhorar o desempenho exige que você acelere pensando no próprio ritmo, o que nem sempre é possível acompanhada”, explica Simone. Atenção: entrar no pace da amiga ou manter a fofoca atualizada tira a concentração. 

Publicidade